Sabatina da ministra

Rosa Maria defende independência do Judiciário

Autor

6 de dezembro de 2011, 10h37

Agência Senado
A ministra do Tribunal Superior do Trabalho, Rosa Maria Weber, defendeu nesta terça-feira (6/12) a atuação independente do Judiciário, segundo informações do site de notícias da Agência Brasil. Indicada pela presidente Dilma Rousseff para o Supremo Tribunal Federal, a gaúcha de 63 anos, passa por sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado. "Da dignidade do juiz depende a dignidade do próprio direito", salientou a ministra.

Rosa Maria Weber deve ocupar a vaga aberta com a aposentadoria da ministra Ellen Gracie. Antes de chegar ao TST, em 2006, ela atuou durante 30 anos na Justiça do Trabalho, no Rio Grande do Sul. O senador Romero Jucá (PMDB-RR), líder do governo no Senado, defendeu a aprovação do nome da ministra, afirmando que o currículo dela "mostra o acerto da indicação de seu nome, feita pela presidente da República”.

Durante um discurso de 30 minutos, Rosa Maria defendeu também um judiciário mais célere e, essencialmente, a informatização dos processos. "O juiz deve aplicar a lei com isenção, livre de pressões e com independência”, disse a ministra. A votação da indicação da futura ministra do STF ocorre no momento em que os ministros da Suprema Corte se queixam de estar sobrecarregados.

Uma vez aprovada a indicação de Rosa Maria, os senadores se reúnem e encaminham o parecer ao plenário do Senado para nova votação. Aprovada pelo Senado, a ministra deve integrar a Primeira Turma do STF compondo o grupo dos ministros Marco Aurélio Mello, Cármen Lúcia, José Antônio Dias Toffoli e Luiz Fux. 

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!