Consultor Jurídico

Notícias

Hierarquia das Constituições

Liminar suspende aposentadoria de juízes aos 75 anos

Comentários de leitores

8 comentários

CORPO E MENTE

Francisco José Bezerra de AQUINO (Oficial de Justiça)

Não se pode comparar o labor de pessoas que usam o corpo e a mente. No caso uma das comentaristas usou o exemplo do lixeiro (gari) e o torneiro mecânico. É óbvio que, neste caso, o corpo domina a atividade laboral. Mas, no caso dos mestres, dos padres, dos promotores, dos juízes, dos médicos, a produção mental pode se estender até os 75 anos ou mais. Eros Grau defendia aposentadoria ao 75 e insatisfeito saiu do STF. Defendia que havia muitos juízes que se aposentavam em plena produção por força de uma regra, infelizmente, constitucional.
AQUINO - Ojota de Mossoró/RN.

Chinelagem pouca é bobagem

Naor Nemmen (Arquiteto)

Há pés-de-chinelo ricos e pés-de-chinelo pobres.
A diferença é a conta bancária, a semelhança é o caráter.

Por que tão rápido para uns e lentos para outros??

Carlos André Studart Pereira (Procurador Federal)

Prezados,
Sei que os dispositivos das Constituições estaduais (PI e MA) são manifestamente inconstitucionais... Mas a questão foi colocada em pauta e decidida em menos de 10 dias (o protocolo de uma delas é do dia 1 de dezembro de 2011 – é de ontem!!!). Outras questões bem mais importantes aguardam séculos...
Qual o segredo disso?

Senhores feudais

Marcos Alves Pintar (Advogado Autônomo - Previdenciária)

Curiosamente, essas leis estaduais inconstitucionais foram feitas em Estados dominados por oligarquias regionais, que mais não tem feito nos últimas décadas do que manter toda uma população no mais absoluto nível de miséria. Maranhão e Piauí não são propriamente "Estados" no rigor da palavra, mas verdadeiros feudos. Ao que parece, o regime oligárquico quer manter os seus por mais alguns anos, com medo de que a "fila ande" e alguma mudança possa vir.

75 anos é absurdo

Fernanda Fernandes Estrela (Assessor Técnico)

Além de travar todas as carreiras, por mais que a expectativa de vida tenha aumentado no país, temos noção clara de que uma pessoa com 70 anos não produz como uma de 30.
Se não, vejamos, alguém consegue vislumbrar um torneiro mecânico de 70 anos em plena atividade, produzindo como um rapaz de 25?
Alguém consegue imaginar um lixeiro de 70 anos correndo atrás do caminhão quilômetros diários e recolhendo sacos pesados e os arremessando para dentro daquele?
Então, vamos enfrentar a realidade, a PEC da bengala nada mais é do que um artifício criado por aqueles que não querem largar os tapetões e a tranquila vida nos gabinetes, porque, para a maioria da população, conforme os exemplos acima, isto não vai funcionar!

Sabio comentário!

Mauro Garcia (Advogado Autônomo)

Boa intervenção do comentarista madrugador. Estamos inteiramente a favor o aumento da compulsória, após a aposentadoria do MM M. Marco Aurélio, claro!

A idade e a capacidade laboral

Pedro Simões (Advogado Autônomo)

A decisão do STF é perfeita. Mas gostaria de comentar a questão da "PEC da bengala".
A expectativa de vida das pessoas aumentou muito nos últimos anos. Pessoas com mais idade continuam produtivas e com capacidade laboral por muito mais tempo do que imaginávamos há alguns anos atrás. Acredito que, por necessidade da questão previdenciaria e financeira dos governos, haverá necessidade alterar a idade mínima para a aposentadoria e também a idade máxima para permanecer no serviço público.
A discussão que vem sendo feita, especialmente pelas associações de magistrados, baseia-se em argumentos inconsistentes (na minha modesta opinião), especialmente ao colocar a questão do "travamento" de promoções e o apego ao poder.
Entendo ser a extensão da idade para 75 anos, a exemplo do que ocorreu quando da mudança de 65 para 70 anos, será benéfica para o país e para as pessoas. A riqueza é produzida pelo trabalho e, quanto mais trabalharmos... Além disso, o trabalho é algo que nos dignifica e, ao mesmo tempo, algo necessário para nossa auto-estima e bem-estar. Os argumentos colocados até agora, repito, passam-me a sensação passional e não lógica, mostrando uma visão distorcida do assunto, passando-me a impressão de estarem mais preocupados com suas promoções e não com uma discussão mais profunda do assunto.
Não sou especialista no assunto, mas entendo que aumentar a idade máxima para a aposentaria compulsória é algo benéfico para o país e para as pessoas.

É NA HORA DE LARGAR O OSSO ESSE PESSOAL DÁ TRABALHO!!!

Kennedy Wanderley (Advogado Autônomo - Financeiro)

Até na hora de largar o osso esse pessoal dá trabalho. É simplesmente incrível e só mostra indubitavelmente que há algo de aético nesse amor exacerbado pelo trabalho. Aqui na paraíba é o contrário, com raras excessões, eles só trabalham da terça a quinta-feira em expedientes que não passam das 6 horas diárias.

Comentar

Comentários encerrados em 10/12/2011.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.