Consultor Jurídico

Comentários de leitores

4 comentários

antes tarde do que nunca

dinarte bonetti (Bacharel - Tributária)

Prezado dr. Pintar
antes tarde por ter lido sua contestação somente hoje, dia 30. Mas talvez ainda em tempo.
O caro doutor so se preocupou com uma parte de meu comentario, talvez o menos impactante.
Mas, pela ordem, vamos contesta-lo devidamente: O numero de advogados no Brasil que o senhor cita é piada, pois 60% desses não exercem a profissão, pois o mercado se incumbiu de exlcui-los. E minha tese tem sido exatamente essa: passar na OAB é piada.É reserva de mercado escrachada. Fiz 60 pontos na primeria fase de meu unico exame de ordem, e so fui a exame de pois de ter feito um ano de pos em direito tributario, com Eduardo Sabbag, Ada Grinover, Hugo de Brito Machado e outros. Minhas notas 10,8,10,10. E FUI REPROVADO EM SEGUNDA FASE. E sem direito a descontar menos de um ponto no meu pedido de revisao, sendo que tinha ACERTADO A PEÇA. Tenho os espelhos de minha prova, se o ilustre causidico o quiser.
E falta de competencia não é o meu problema, pois sou engenheiro civil, arquiteto, administrador de empresas (GV), e empresario muito bem sucedido. Fiz direito por diletantismo e adorei o que estudei e aprendi. Oriento e discuto com meus advogados de igual para igual. No entanto, jamais prestarei novamente essa famigerada prova da OAB. Por sinal, o senhor passou na prova ou é dos que não o fizeram? E ainda, o senhor passaria hoje numa prova de OAB?
Se esta lhe chegar, gostaria de uma resposta.

Qualquer argumento vale?

Marcos Alves Pintar (Advogado Autônomo - Previdenciária)

Prezado dinarte bonetti (Bacharel - Tributária). Creio que quando disse que a OAB "defende com unhas e dentes a necessidade de manter escasso o número de advogados à disposição da sociedade" não deve ter considerado QUE HÁ HOJE EM ATUAÇÃO NO BRASIL CERCA DE 800 MIL ADVOGADOS. Assim, antes de chegar a tal tipo de conclusão, melhoria seria, no meu ponto de vista, que olhasse um pouco para a realidade que cerca a advocacia, sob pena de desmoralizar ainda mais o grupo de bacharéis que ainda não conseguiram aprovação no exame de Ordem justamente por falta do devido conhecimento e preparo.

Reeserva de Mercado prejudica e muito

dinarte bonetti (Bacharel - Tributária)

A OAB, absolutamente obcecada pela reserva de mercado, seja pelo exame de ordem, ou pela obrigatoriedade de advogado para qualquer demanda, assistiu com pesar a criação do Juizado de Pequenas Causas, e defende com unhas e dentes a necessidade de manter escasso o número de advogados à disposição da sociedade.
Eis que vem da pátria da Constituição enxuta, consuetudinária, um tiro de canhão no peito de nossa OAB: a desmistificação da banca de advogados protegida. Assim como nossa lei de informática da ditadura quebrou nossa nascente industria do setor, com reserva de mercado burra, essa reserva de mercado escrachada praticada pela OAB brasileira, é um desserviço à evolução de nossos causídicos. Ter um bom advogado no Brasil é ter uma banca que "conhece" os ministros do STJ ou STF, aonde tudo é arranjado, com viagens de jatinho, convites a casamento com direito a hotel cinco estrelas,HC´s relampagos, até torcida de futebol com membros do executivo, e que languidamente os ministros envolvidos dizem não perceberem nenhuma irregularidade.
O aprimoramento da advocacia passa pelo aprimoramento em relações públicas. E não em teses que renovam e arejam nosso cabedal jurídico. Temos excelentes bancas e cultíssimos advogados, mas nem sempre estes ganham as causas, embora defendendo primorosas teses.
Que um dia, talvez, por aqui, cheguemos no primeiro mundo da Justiça. Exemplos não faltam.

no Brasil é questão de tempo ...

analucia (Bacharel - Família)

no brasil é questão de tempo .....
Pois a OAB está preocupada com as borbolelas e qualquer coisa que mostre os Conselheiros na TV e mídia.

Comentar

Comentários encerrados em 6/09/2011.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.