Semana de Ressocialização

Fundação Nova Chance lança cartilhas para reeducandos

Autor

25 de agosto de 2011, 10h44

Experiências de êxito no sistema penitenciário, entre outros temas, serão discutidas na 5ª Semana de Ressocialização, em Cuiabá (MT), na sexta-feira (26/8), no Fórum Desembargador José Vidal. O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, estará presente no evento. Na ocasião, a Fundação Nova Chance, em parceria com alunos dos cursos de Direito do Centro Universitário Cândido Rondon (Unirondon) e de Serviço Social da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), lançará duas cartilhas voltadas para reeducandos.

Foram desenvolvidas a "Cartilha do trabalhador reeducando" e a cartilha “Estou livre. E agora?” — ambas com informações e orientações para a ressocialização de reeducandos. A primeira, criada por alunos da Unirondon e coordenada pela professora Débora Carlotto, trata das regras trabalhistas para reeducandos, além de detalhar seus direitos e deveres. A segunda, confeccionada por estudantes da UFMT, dá dicas para quem deixa o sistema prisional. São dicas de como encontrar casas de apoio e lugares para se alimentar, entre outras.

A 5ª Semana de Ressocialização discutirá, durante toda a sexta-feira, novas perspectivas para reeducandos, contribuições para a humanização da pena, saúde no sistema penitenciário, regime fechado e semiaberto. Entre os palestrantes, estão: Amauri Meireles, da Guarda Prisional de Minas Gerais; Marcos Rondon Silva, da Defensoria Pública; José Medeiros, do Ministério Público; Marcelo Gouvêa, diretor do Instituto de Reabilitação Social do Espírito Santo, Mardem Marques Soares Filho, coordenador de Atenção a Saúde do Sistema Penitenciário Brasileiro — Ministério da Saúde e Neide A. Mendonça Gomes, presidente da Fundação Nova Chance. O encerramento do evento será feito pelo secretário de Justiça e Direitos Humanos, Paulo Lessa, desembargador aposentado do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!