Presença no Brasil

Cleary Gottlieb Steen & Hamilton chega a São Paulo

Autores

24 de agosto de 2011, 19h18

A banca de advocacia norte-americana Cleary Gottlieb Steen & Hamilton, a mesma que assessora o Google na bilionária aquisição da Motorola, inaugurou oficialmente seu escritório em São Paulo depois de anunciar, em novembro de 2010, que apenas aguardava o sinal verde das agências responsáveis por regular o mercado doméstico. A banca opera agora no Brasil com o status de "consultores em Direito estrangeiro".

O posto passou a funcionar sob a liderança dos sócios Juan Giráldez e Francisco Cestero. Giráldez atuava na matriz da banca em Nova York e Cestero trabalhava na filial em Roma. Apesar de estar presente no mercado latino-americano há décadas, a banca, até então, contava apenas com um escritório na região, em Buenos Aires, inaugurado em 2009.

A firma terá 10 advogados inicialmente e vai cobrir áreas como mercados de capital, financiamento de projetos, reestruturação de dívidas, fusões e aquisições internacionais, questões regulatórias e tributárias, governança corporativa, contencioso e arbitragem, como diz o site da Cleary Gottlieb.

Atualmente, o escritório de Nova York opera com 20 advogados dedicados a transações envolvendo o Brasil, enquanto cerca de 70 advogados se dedicam a América Latina como um todo. A inauguração do escritório no Brasil acontece depois da banca rival americana Davis Polk & Wardwell ter recrutado em São Paulo dois sócios da Mayer Brown, antes da inauguração de seu escritório no Brasil, diz o Law.com. Segundo o site, "uma série de bancas internacionais abriram escritórios no crescente mercado brasileiro, nos últimos três anos, entre os quais os das firmas Skadden Arps Slate Meagher & Flom, Allen & Overy, Gibson Dunn & Crutcher, Simpson Thacher & Barlett e Milbank Tweed Hadley & McCloy".

Com experiência massiva no mercado de capitais e no mundo corporativo, a Cleary participou do processo de consultoria na oferta global de US$ 67 bilhões em ações da Petrobrás, na entrada no mercado de ações (IPO) da Visa Net Brasil e na aquisição pela gigante da panificação no México, o Grupo Bimbo, da Sara Lee’s, concorrente norte-americana no setor.

De acordo com a banca, o Brasil representa "uma parte significativa" dos seus negócios na América Latina já há quase 50 anos. Até a abertura do escritório, cerca de vinte advogados da Cleary trabalhavam com consultorias ligadas diretamente ao mercado brasileiro, segundo disse o sócio-gerente Mark Leddy, em um comunicado oficial, ainda em novembro, quando a banca anunciou a intenção de ter um posto no Brasil. Vinte e cinco dos seus profissionais são fluentes em português e operam na sede da banca em Nova York. Com a abertura do posto em São Paulo, a Cleary passa a empregar em torno de 100 advogados voltados exclusivamente para transações na América Latina.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!