Mudança no Supremo

Ministro Lewandowski troca a 1ª pela 2ª Turma do STF

Autor

17 de agosto de 2011, 18h30

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, vai engrossar a fileira de ministros que trocaram a 1ª Turma pela 2ª Turma do tribunal. O ministro já fez o pedido de mudança para o presidente da Corte, Cezar Peluso. A vaga na turma surgiu por conta da aposentadoria da ministra Ellen Gracie, que deixou o tribunal em 8 de agosto.

Antes de atender à solicitação de Lewandowski, Peluso consultou o ministro Marco Aurélio, que por ser mais antigo no tribunal teria preferência. Marco respondeu que pretende permanecer na 1ª Turma, onde ocupa uma cadeira desde que deixou a Presidência do Supremo, em maio de 2003.

O motivo da mudança seria o fato de as sessões da 2ª Turma serem mais céleres do que as da 1ª Turma. Assim, o ministro Lewandowski teria mais tempo para cumprir suas atribuições e responsabilidades como presidente do Tribunal Superior Eleitoral, cargo que acumula com o de ministro do STF.

A lista de ministros que passaram da 1ª para a 2ª Turma do Supremo é grande. Nos últimos anos, Ellen Gracie, Eros Grau, Cezar Peluso, Joaquim Barbosa e Ayres Britto seguiram esse caminho. Agora, é a vez de Lewandowski. Um dos motivos não declarados de alguns ministros para a mudança é a galhardia do ministro Marco Aurélio, o decano da 1ª Turma. O ministro é conhecido pela ironia e por não deixar passar qualquer detalhe de seus colegas sem comentários, o que incomoda muitos ministros.

Como fica a composição das turmas quando se concretizar a mudança

1ª Turma

Ministra Cármen Lúcia – Presidente
Ministro Marco Aurélio
Ministro Dias Toffoli
Ministro Luiz Fux

2ª Turma

Ministro Ayres Britto – Presidente
Ministro Celso de Mello
Ministro Gilmar Mendes
Ministro Joaquim Barbosa
Ministro Ricardo Lewandowski

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!