Consultor Jurídico

Ministro Luis Felipe Salomão assume presidência da 4ª Turma do STJ

11 de agosto de 2011, 12h59

Por Redação ConJur

imprimir

Três anos depois de tomar posse como ministro do Superior Tribunal de Justiça, o ministro Luis Felipe Salomão assumirá, na próxima terça-feira (16/8), a presidência da 4ª Turma do STJ. O ministro ocupará o cargo deixado pelo colega João Otávio de Noronha, que assumiu a Corregedoria-Geral da Justiça Federal.

Salomão é nascido em Salvador, mas fez carreira no Rio de Janeiro. Chegou ao STJ depois de 18 anos de magistratura na Justiça do Rio e no Tribunal de Justiça Fluminense. Foi titular de vara cível e empresarial e se tornou respeitado especialista em Direito Comercial, principalmente quando o tema é a Lei de Recuperação Judicial.

Uma das decisões por meio das quais o STJ garantiu a eficácia da Lei de Recuperação Judicial foi relatada por Salomão. O ministro fixou duas teses: o juiz trabalhista não pode determinar a desconsideração da personalidade jurídica para bloquear os bens dos sócios e da empresa e o prazo de 180 dias para que as execuções contra a empresa fiquem suspensas pode ser prorrogado. O juiz também é defensor ferrenho de filtros processuais efetivos para os tribunais superiores.

Com a saída de Noronha, a 4ª Turma ficou desfalcada. Hoje, é composta também pelos ministros Raul Araújo, Isabel Gallotti e Antonio Carlos Ferreira. Há a expectativa de que o novo ministro Marco Aurélio Buzzi, que deve tomar posse no dia 5 de setembro, assuma a vaga e complete o colegiado.