Consultor Jurídico

Novo atendimento

Vara da Fazenda Pública no Rio atenderá com senhas

Para tentar acelerar a tramitação dos mais de 900 mil processos de seu estoque, a 12ª Vara da Fazenda Pública do Rio de Janeiro vai passar a disponibilizar senhas de atendimento para advogados e estagiários, além de 12 guichês especiais em seu cartório. Os cidadãos também contarão com o serviço de três funcionários para pré-atendimento, para obter informações sobre os processos, orientações ou dúvidas, além de um guichê específico para entrega de ofício de baixa de penhora, e para demais situações emergenciais.

As medidas foram determinadas pelo titular da Vara, juiz Sérgio Seabra, após conversas e reuniões com a Comissão Especial de Assuntos Tributários (Ceat) da OAB-RJ, presidida pela advogado Daniela Gusmão. Agora, advogados e estagiários poderão esperar o atendimento sentados nas 20 cadeiras acolchoadas que foram instaladas no local.

De acordo com Beatriz Maia Ribeiro Estrella, integrante da comissão da OAB e advogada do escritório Tostes e Associados Advogados, a Ceat tem enviado desde 2008 ofícios à presidência do Tribunal de Justiça relatando a situação alarmante de atendimento e o acúmulo de processos em trâmite nas 11ª e 12ª Varas de Fazenda Pública da Comarca da Capital (competências tributárias estadual e municipal, respectivamente), em comparação às outras varas fazendárias do Rio. A advogada lembra que a reivindicação original é que sejam criadas novas varas de Fazenda Pública de competência tributária.

Recentemente, os cartórios da 11ª e 12ª Varas de Fazenda Pública foram transferidos para o 6º Andar, da Lâmina 2, do Palácio da Justiça.

Participaram das reuniões com o juiz da 12ª Vara, além de Daniela Gusmão e Beatriz Maia Ribeiro Estrella, os advogados e integrantes da Ceat Leonardo Gusmão e Adriana Clemente. Com informações da Assessoria de Imprensa Da Ordem dos Advogados do Rio de Janeiro.




Topo da página

Revista Consultor Jurídico, 10 de agosto de 2011, 8h38

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 18/08/2011.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.