Consultor Jurídico

Justiça Federal de segundo grau não funciona no Dia do Advogado

10 de agosto de 2011, 17h01

Por Redação ConJur

imprimir

No Dia do Advogado, comemorado em 11 de agosto, a Justiça Federal não funciona. Todos os Tribunais Regionais Federais fecham em virtude do feriado regimental. O mesmo acontece com o Superior Tribunal de Justiça, com o Tribunal Superior Eleitoral e com o Supremo Tribunal Federal. Nesses casos, os prazos são prrorogados.

Só mesmo a Justiça estadual — e de alguns estados — mantém o expediente normalmente na quinta. Não funcionam os Tribunais de Justiça do Acre, Alagoas, Espírito Santo, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e Amapá. Os serviços continuam normalmente em São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Piauí, Rondônia, Ceará, Minas Gerais e Maranhão.

Eventos são preparados por entidades para comemorar a data. Em Mato Grosso, a OAB local organiza palestras sobre temas de interesse da classe como Prerrogativa Profissional e Valorização da Advocacia; Reforma do Código de Processo Civil; Direito Eleitoral na Jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral e do Supremo Tribunal Federal.

No estado, os advogados comemoram desde 2 de agosto. Mas o destaque mesmo é a Conferência Estadual dos Advogados, que acontece na próxima semana, na segunda (15/8) e terça-feira (16/8). O presidente da OAB nacional, Ophir Cavalcante, e o secretário-geral, Marcus Vinicius Furtado Coelho, são convidados.

Antes disso, Ophir Cavalcante comparece à Assembleia Legislativa do Espírito Santo, para receber uma homenagem. A cerimônia acontece, às 19h, da segunda (15/8). E, ainda nesta quarta-feira (10/8), o presidente nacional abre, às 19h, a XVI Conferência Estadual dos Advogados de Santa Catarina, em Florianópolis.

Na ocasião, a Certisign, especializada em soluções de certificação digital, emite o documento até sábado (13/8). Os interessados podem comprar o certificado no estande da empresa. Para isso, basta que o advogado esteja em posse cartão de identidade profissional do advogado emitido pela OAB, com chip, e de um comprovante de residência ou domicilio emitido há no máximo três meses da data da validação presencial.

A OAB paulista também promove uma programação para lembrar o dia. “O mês de agosto deve ser dedicado a celebrar nossa profissão, imprescindível à Justiça e à cidadania, participando da série de atividades que a OAB SP e a Caixa disponibilizam para os colegas”, afirma o presidente da OAB-SP, Luiz Flávio Borges D’Urso.

São previstos o Baile do Advogado, Romaria a Aparecida e Jornada Jurídica, além de exames de saúde preventivos e um passeio ciclístico. Mais extensa ainda é a programação da OAB gaúcha, na qual há atividades comemorativas em quase todo o mês de agosto.