ConJur, 14 anos

ConJur aperfeiçoa visual, conteúdo e ferramentas

Autor

1 de agosto de 2011, 9h02

A internet tem seu museu. O portal Way Back Machine fotografa cada site de forma que é possível saber como seu formato mudou com o tempo. Clicando aqui, por exemplo, o leitor saberá como era a revista eletrônica Consultor Jurídico às 13h do dia 10 de abril de 2001. Esse arquivo da Internet registrou que, a partir do dia 24 de julho, domingo passado, este site ganhou novas feições. “Ficou mais clean”, como descreve um dos arquitetos da mudança, o desenvolvedor Bernardo Berg, que desde março deste ano trabalha nesse projeto juntamente com o designer Renan Alves.

A mudança de cores e da diagramação clareou o visual e valorizou imagens e textos, além de acelerar o carregamento das páginas. Adotou-se uma fonte mais compacta para os títulos e o tamanho das letras nos textos foi ligeiramente aumentado. As ilustrações feitas pelo desenhista Spacca foram mais valorizadas e a seção de colunistas foi fortalecida com novos colaboradores, que ganharam mais destaque no site.

Bernardo Berg acrescentou ao projeto original, concebido por Iúri Chaer, novas facilidades para a atualização do noticiário e alterou o formato dos banners publicitários — para adequá-los aos formatos do mercado. Aumentou também a interatividade com os mecanismos do Facebook e Twitter. O projeto prevê ainda mudanças nos boletins que os leitores recebem diariamente.

Nos 14 anos de existência do site, completados em julho, o projeto jornalístico não mudou. Continua sendo o de uma publicação independente sobre direito e Justiça que se propõe a ser fonte de informação e pesquisa no trabalho, no estudo e na compreensão do sistema judicial.

A aceitação do projeto mostra o seu acerto. O site é visitado mensalmente por cerca de 700 mil leitores que somam 1,3 milhão de visitas aos textos produzidos pelos 18 jornalistas que compõem o quadro de repórteres e redatores da publicação. Esses textos são acessados cerca de 3,3 milhões de vezes a cada trinta dias. Sempre segundo o Google Analytics, os leitores do site estão espalhados por quase 3 mil cidades de 130 países.

É para atender essa demanda que a equipe de jornalistas, técnicos, artistas visuais e colaboradores se empenha todo dia.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!