
Editora Abril é condenada a pagar R$ 100 mil para Joaquim Roriz

A proteção à honra, imagem e intimidade impõem restrições ao exercício de livre informação. Assim
entendeu a juíza Marília de Avila e Silva Sampaio, da 14ª Vara Cível de Brasília ao condenar a Editora
Abril e o jornalista Diego Escosteguy por reportagem publicada na revista Veja sobre o escândalo de
pagamento de propinas envolvendo altas figuras do governo do Distrito Federal e com alusões
consideradas ofensivas ao ex-governador Joaquim Roriz. A juíza fixou o valor da indenização a ser paga
em R$ 100 mil. A defesa do ex-governador pedia R$ 300 mil.

Para a juíza, a publicação extrapolou os limites do exercício da livre manifestação do pensamento e do
direito de informação ao usar termos pejorativos ou ofensivos em relação ao autor. "A salvaguarda de
direitos de personalidade impõe restrições ao exercício de livre informação, pois irrisória seria a
proteção ao direito de imagem ou à honra ou mesmo à intimidade, se estes pudessem a todo tempo ser
desconsiderados em nome do direito de informação", afirmou a magistrada.

De acordo com a juíza, a reportagem não se limitou a informar os fatos relativos às investigações da
Polícia Federal. "Já a manchete da reportagem consigna que quem ensinou Arruda a roubar foi o autor
[Roriz]", afirmou a juíza. Além disso, a julgadora ressaltou que a matéria equiparou a equipe de governo
à máfia italiana, chamando Roriz de Vito Corleone, nome do poderoso chefão mafioso imortalizado no
cinema. A magistrada entendeu razoável o valor de R$ 100 mil para indenização por danos morais.

A defesa de o ex-governador alegou que, na edição de 30 de dezembro de 2009, a revista Veja publicou
reportagem contendo agressões morais, com expressões injuriosas, caluniosas e difamatórias, o que lhe
teria causado constrangimento pessoal e para sua família. Adefesa de Roriz afirmou que a revista
atribuiu a ele a prática de diversos atos imorais e criminosos. O autor pediu R$ 300 mil por danos morais.

Os réus contestaram, sob o argumento de que o autor teria interpretado de maneira exagerada a matéria
jornalística. Segundo a Editora Abril e o jornalista que escreveu a matéria, não houve ato ilícito
praticado devido ao direito constitucional de livre informação.

A defesa afirmou ainda que os fatos narrados na reportagem foram objeto de investigação da Polícia
Federal, que culminou na prisão do ex-governador José Roberto Arruda. A editora e o jornalista
alegaram que a reportagem fez apenas uma retrospectiva política do autor e dos fatos notórios que
culminaram na investigação policial. Com informações da Assessoria de Imprensa do TJ-DF.

Processo: 14205-2

Date Created
27/04/2011

CONSULTOR JURíDICO
www.conjur.com.br

No image foundImage not found or type unknown

Page 1
2023 - www.conjur.com.br - Todos os direitos reservados. 27/04/2011

http://veja.abril.com.br/301209/a-semana-corrupcao-p-040.shtml

