Mesa de negociação

TRT gaúcho encaminha proposta de acordo na GM

Autor

20 de abril de 2011, 11h41

Após quase quatro horas de reunião de mediação, transcorrida na tarde de terça-feira (19/4), em Porto Alegre, a Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul encaminhou proposta para solução do conflito entre a General Motors do Brasil (GM) e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Gravataí — que decretou estado de greve desde segunda-feira na montadora. A informação foi divulgada na noite de terça-feira pela Assessoria de Imprensa do TRT gaúcho, que remeteu para a redação a Ata da Reunião.

A proposta foi formulada pelo TRT e pelo Ministério Público do Trabalho e será submetida à categoria, em assembleia marcada para quarta-feira (20/4), às 15h40, na sede da GM, em Gravataí, Região Metropolitana de Porto Alegre. Os principais pontos são: a) Reajuste de 10,5%, inclusive sobre o atual piso salarial, a partir de 1º de julho; b) PPR de R$ 6.200,00 (para 100% das metas) e c) Abono de R$ 2.000,00.

A mediação ocorreu na sede do TRT gaúcho e foi conduzida pela vice-presidente da Corte, desembargadora Maria Helena Mallmann, no exercício da presidência da Seção de Dissídios Coletivos. A procuradora regional, Beatriz de Holleben Junqueira Fialho, representou o MPT.

Os dois mil trabalhadores estão em estado de greve desde segunda-feira, pois não houve consenso quanto à pauta de reivindicações, que inclui reajuste salarial, abono e PPR (programa de participação nos resultados).

Leia aqui a ata de mediação.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!