Controle administrativo

Secretário da Fazenda entra no conselho da Vale

Autor

20 de abril de 2011, 6h18

Os acionistas da Vale aprovaram nesta terça-feira (19/4) a nova composição do Conselho de Administração da empresa. A escolha do secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, como conselheiro, segundo a Folha Online, demonstra que o governo pretende ampliar sua influência nas definições estratégicas da companhia, atribuição que cabe ao colegiado.

Barbosa foi indicado para uma das quatro vagas de membros-titulares pertencentes à Previ, fundo de pensão dos empregados do Banco do Brasil e principal acionista da Vale. Ele também preside o Conselho de Administração do BB.

De acordo com a Folha, Barbosa é braço-direito do ministro da Fazenda Guido Mantega, que apoia a substituição do presidente da companhia, Roger Agnelli, que deixará o cargo em maio. O ministro negociou com o Bradesco, maior sócio privado da Vale, a saída do executivo. Agnelli entrou em colisão com o governo ao criticar a busca do PT por cargos na empresa e será substituído por Murilo Ferreira, ex-diretor-executivo da companhia.

Ao todo, foram substituídos quatro dos 11 membros-titulares do conselho. O representante dos empregados da Vale também foi trocado. Paulo Soares de Souza, presidente do sindicato Metabase de Itabira e região (polo produtor de minério de ferro em Minas Gerais), foi eleito para o mandato de dois anos.

A trading japonesa Mitsui, que integra o bloco de controle da Vale, também mudou seu representante. A assembleia de acionistas aprovou reserva de lucros de R$ 23,8 bilhões que serão destinados à expansão da companhia e investimentos. Também passou pelo crivo dos acionistas o plano de remuneração da diretoria da empresa, que ficou em R$ 109 milhões neste ano, incluídos os encargos.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!