Justiça digital

OAB-SP sugere mutirão para destravar Fórum

Autor

20 de abril de 2011, 20h39

"Não se fez uma análise, estudo da área territorial de abrangência e sua consequente população para estimar o número de processos que receberia e daí calcular quantos funcionários, juízes, promotores e defensores públicos seriam necessários." A declaração foi feita pela juíza diretora do Fórum Regional de Nossa Senhora do Ó, Teresa Cristina Antunes, durante seu discuros de posse, na última sexta-feira (22/4). Diante dessa constatação e dos problemas enfrentados, o presidente da OAB-SP, Luiz Flávio Borges D’Urso, propôs um mutirão para dar andamento às 18 mil petições emperradas no fórum.

"Instalar um fórum não é só arrumar um lindo prédio e colocar o nome à porta; compreende análise, estudo da área territorial de abrangência e sua consequente população, para se estimar o número de processos que ele receberá, e daí se calcular quantos funcionários, juízes, promotores e defensores públicos serão necessários. Também não se pode esquecer que, como digital, imprescindível que o sistema de informática adotado tivesse capacidade de armazenamento e de processamento dos feitos", afirmou a juíza em seu discurso.

O presidente da OAB-SP atentou para outro fator: a necessidade de adesão dos advogados à certificação eletrônica. Ele se comprometeu a apoiar a causa. “Vamos procurar estabelecer um mecanismo de treinamento para que os advogados possam  digitalizar suas petições. As agruras vividas no fórum Nossa Senhora do Ó atingem a todos sem distinção, advogados, promotores e jurisdicionado”

A sugestão de D’Urso foi formalizada durante a posse da diretoria da subsecção de Nossa Senhora do Ó. “Sabemos das dificuldades que o TJ-SP enfrenta, mas temos de em conjunto com a  Magistratura, MP, Advocacia e Defensoria atuarmos em prol da sociedade”, declarou o presidente, Rodolfo Ramer da Silva Aguiar.

Hoje, o Fórum de Nossa Senhora do Ó tem a maior distribuição de processos por juiz da capital. Em 2010, 46 mil tramitaram lá. Com isso, cada juiz recebe, em média, 250 novos processos por mês. Com informações da Assessoria de Comunicação da OAB-SP.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!