Sem indícios

Inquérito contra deputado federal é arquivado

Autor

19 de abril de 2011, 16h58

A pedido do Ministério Público Federal, o ministro Dias Toffoli arquivou o Inquérito instaurado no Supremo Tribunal Federal contra o deputado federal Jairo Ataíde (DEM-MG). O procedimento foi instaurado para apurar suposto delito contra a Administração Pública à época em que o político exerceu o cargo de prefeito de Montes Claros (MG) — entre 1997 e 2004 — que teria como objeto os vales-transporte destinados aos servidores municipais.

De acordo com o ministro, quando o Ministério Público Federal — que é o titular da ação penal — pede o arquivamento de um inquérito como este, o ministro relator não pode deixar de acolher o requerimento.

“A jurisprudência desta Suprema Corte assevera que o pronunciamento de arquivamento, em regra, deve ser acolhido sem que se questione ou se entre no mérito da avaliação deduzida pelo titular da ação penal. Desnecessária, na espécie, a apreciação do pedido pelo Plenário desta Corte, vez que não se cuida de qualquer das hipóteses em que a determinação de arquivamento possa gerar coisa julgada material, a saber: prescrição da pretensão punitiva e atipicidade de conduta”, asseverou o ministro Dias Toffoli.

Segundo o MPF, não existem indícios, “mínimos que sejam”, do envolvimento do parlamentar nos desvios, que eram pontuais e resultaram na demissão de um único servidor público municipal, apontado como autor do delito. Com informações da Assessoria de Imprensa do STF.

Inq 3.001

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!