Consultor Jurídico

Gilmar Mendes participa de inauguração de Centro de Estudos Peter Häberle

17 de abril de 2011, 17h02

Por Redação ConJur

imprimir

Como representante da Fundação Peter Häberle no Brasil, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, viajou para Granada, na Espanha, para participar da inauguração do centro de estudos que leva o nome do renomado constitucionalista. A solenidade foi marcada pela realização de um congresso em homenagem ao jurista italiano Antonio D’Atena. O evento aconteceu no novo Centro de Investigação de Direito Constitucional Peter Häberle na última quarta-feira (13/4) e quinta (14/4).

A fala de Mendes foi pautada pelo tema “Integração nacional na América Latina – O exemplo do Mercosul”. A mesa foi presidida pelo professor Francisco Balaguer Callejón, da Universidade de Granada. Também participou da conversa o professor Paolo Ridola, da Universidade La Sapienza, que abordou o tema “Federalismo e Integração Supranacional na Europa”.

Aproveitando a passagem pela instituição de ensino, Gilmar Mendes proferiu uma aula para alunos do curso de Doutorado, sobre “Direito Constitucional latino-americano no contexto da globalização".

O centro de estudos nasceu de uma parceria entre a Universidade de Granada e a Fundação Peter Häberle. Também compareceram à inauguração representantes da entidade da Itália e do México. Em artigo intitulado “A influência do pensamento de Peter Häberle no STF”, o ministro Gilmar Mendes qualificou o jurista alemão como "um dos maiores constitucionalistas de nosso tempo e um dos grandes nomes da história do constitucionalismo ocidental".