Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Direito Constitucional

Gilmar Mendes vai à inauguração de centro de estudos

Como representante da Fundação Peter Häberle no Brasil, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, viajou para Granada, na Espanha, para participar da inauguração do centro de estudos que leva o nome do renomado constitucionalista. A solenidade foi marcada pela realização de um congresso em homenagem ao jurista italiano Antonio D’Atena. O evento aconteceu no novo Centro de Investigação de Direito Constitucional Peter Häberle na última quarta-feira (13/4) e quinta (14/4).

A fala de Mendes foi pautada pelo tema “Integração nacional na América Latina – O exemplo do Mercosul”. A mesa foi presidida pelo professor Francisco Balaguer Callejón, da Universidade de Granada. Também participou da conversa o professor Paolo Ridola, da Universidade La Sapienza, que abordou o tema “Federalismo e Integração Supranacional na Europa”.

Aproveitando a passagem pela instituição de ensino, Gilmar Mendes proferiu uma aula para alunos do curso de Doutorado, sobre “Direito Constitucional latino-americano no contexto da globalização".

O centro de estudos nasceu de uma parceria entre a Universidade de Granada e a Fundação Peter Häberle. Também compareceram à inauguração representantes da entidade da Itália e do México. Em artigo intitulado “A influência do pensamento de Peter Häberle no STF”, o ministro Gilmar Mendes qualificou o jurista alemão como "um dos maiores constitucionalistas de nosso tempo e um dos grandes nomes da história do constitucionalismo ocidental".

Revista Consultor Jurídico, 17 de abril de 2011, 17h02

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 25/04/2011.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.