Cofres da Justiça

Corregedoria do TRT-SC economiza com correições

Autor

14 de abril de 2011, 7h56

Em 2010, a Corregedoria do Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina economizou R$ 34,3 mil em diárias ao fazer correições de modo presencial, semipresencial ou virtual. Com o resultado positivo, foi editado o Provimento CR 01/2011 instituindo a prática.

Segundo o provimento, o corregedor regional vai decidir sobre a modalidade de correição a ser feita, com base nas estatísticas, nos dados levantados anteriormente à correição e nos relatórios de anos anteriores.

A corregedora, juíza Gisele Pereira Alexandrino, vai continuar se deslocando até as varas trabalhistas, mas agora só uma equipe reduzida vai acompanhá-la, já que muitos processos serão analisados antecipadamente na secretaria da Corregedoria.

Os resultados 
No ano passado, parte dos processos já foram analisados antes das inspeções, o que, além de reduzir o tempo de permanência da equipe nas unidades, diminuiu em 30% os gastos com diárias. "A presença de sete ou oito pessoas acabava interferindo e alterando a rotina da vara, que muitas vezes nem tinha mobiliário suficiente", conta a corregedora.

Segundo ela, o trabalho feito com mais conforto e calma, em seus próprios equipamentos, possibilitou à equipe da Secor o exame de 2.841 processos, número 33% superior ao do ano anterior.

Foi registrado um aumento significativo de 49,17% no número de conciliações, e alcançada a média mais alta dos últimos cinco anos. Foram cerca de 31,5 mil acordos, praticamente a metade do total de processos solucionados. Entre as varas que mais conciliaram está Videira (84,12%); Canoinhas (77,36%); Indaial (64,63%); 1ª Chapecó (63,68%) e Concórdia (63,37%). Com informações da Assessoria de Imprensa do Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina.

Leia aqui a íntegra do Provimento 01/2011 da Corregedoria do TRT-SC.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!