Consultor Jurídico

Reino Unido tem até outubro para propor regras para voto de preso

13 de abril de 2011, 11h49

Por Aline Pinheiro

imprimir

Conselho da Europa
Corte Europeia de Direitos Humanos - Conselho da Europa

Agora não dá mais para adiar. A Corte Europeia de Direitos Humanos (na foto ao lado) deu prazo de seis meses, que começou a ser contado em 11 de abril, para que o Reino Unido apresente propostas que garantam o direito de condenados presos votarem. Ou seja, o Parlamento britânico tem até 11 de outubro para propor como acabar com a proibição generalizada. A partir daí, o governo britânico fica obrigado a promulgar a legislação aprovada pelo Parlamento sobre o assunto dentro do prazo a ser definido pelo Comitê de Ministros do Conselho da Europa.

O ultimato foi anunciado esta semana. Em novembro do ano passado, o governo britânico perdeu mais uma disputa sobre a proibição de qualquer detento votar. Tentou recorrer à câmara principal de julgamentos do tribunal do Conselho da Europa, mas nesta segunda (11/4), o apelo foi rejeitado e a decisão de novembro passado tornou-se definitiva. Caso descumpram a ordem, os britânicos podem ser multados e condenados a indenizar presos banidos das eleições.

A decisão do tribunal europeu, no entanto, não foi no sentido de que impedir preso de votar é discriminação. O que a corte decidiu é que a proibição não pode ser generalizada. Ou seja, o país não pode impedir todos os condenados de votar. Dito isso, devolveu a bola para que o governo britânico criasse as suas próprias regras para permitir o voto dos presos.

Caminho das urnas
A polêmica do voto dos presos no Reino Unido é antiga. Até 2000, nenhuma pessoa que estivesse presa podia votar, condenada ou apenas em prisão provisória. Há 10 anos, a legislação foi modificada e só aqueles que já foram condenados é que não participam dos pleitos.

Em 2005, a Corte Europeia de Direitos Humanos considerou que a proibição, que na época atingia 48 mil presos, feria o direito de livres eleições no país. No ano passado, o governo ouviu a população para saber quais presos podem votar. Foi a segunda consulta pública. A primeira aconteceu em 2006, pouco depois da decisão europeia.

O Reino Unido procura critérios para separar o joio do trigo. A ideia anunciada é usar a pena como critério para definir quem poderá ir às urnas. A problemática, então, é definir a pena-teto: um, dois ou quatro anos. Quem tiver pena maior, ficaria automaticamente excluído das eleições. Assim, o governo garantiria que aqueles que cometeram crimes graves não ajudem na escolha dos dirigentes do país.

Voto pelo mundo
Ser banido das urnas não é castigo privilegiado dos presos britânicos. No Brasil, por exemplo, o direito só é garantido àqueles que ainda não foram condenados definitivamente. Ainda assim, problemas práticos têm impedido que os presos provisórios participem das eleições. A discussão sobre o voto de preso também atormenta de canadenses a australianos.

Na maioria dos países europeus, os prisioneiros podem sim votar, como é o caso de Portugal, Espanha e Suíça. Em 2005, ao anunciar a sua decisão, a Corte Europeia de Direitos Humanos obsevou que, além do Reino Unido, mais 12 Estados do continente, como a Irlanda e a Rússia, proíbem indiscriminadamente o voto daqueles que cumprem pena na prisão.

Outros 13 países restringem esse direito a alguns condenados, como Áustria, Bélgica, França, Alemanha e Itália. Esta última foi censurada pelo tribunal europeu, no começo do ano, que considerou as restrições ao voto dos presos no país genéricas demais. Pelas leis italianas, quem foi condenado à prisão perpétua perde definitivamente seu direito ao voto. Outros condenados ficam com esse direito suspenso por tempo definido de acordo com os anos de pena.