MERCADO JURÍDICO

Marketing jurídico tem muito espaço para crescer

Autor

13 de abril de 2011, 15h32

Spacca
Mariana Ghirello - Coluna - Spacca - Spacca

Uma pesquisa da Lexis Nexis Martindale-Hubbell apontou que um terço dos escritórios de advocacia do Brasil e México possui um ou mais profissionais da área de marketing em seus quadros. A análise foi feita em parceira com a Gonçalves e Gonçalves Marketing Jurídico que entrevistou mais de 130 escritórios, sendo 109 brasileiros e 29 mexicanos. Mais de 70% dos escritórios consideram o setor importante para o negócio. Apesar do balanço positivo, a coautora do estudo e especialista em comunicação e marketing para escritórios de advocacia empresarial, Alessandra Machado Gonçalves, afirma que os escritórios ainda estão engatinhando no assunto. "A América latina ainda está distante do ideal se compararmos com Estados Unidos e Europa. Mas o Brasil é o mais avançado no assunto da região", diz.


Publicidade X Marketing
Para Alessandra Gonçalves, a distância entre a América Latina e os países desenvolvidos pode estar principalmente na falta de conhecimento sobre o assunto. "Marketing não é publicidade", ressalta. No Brasil, a OAB é rigorosa e não permite qualquer tipo de publicidade, mas a consultora afirma que o marketing possui outras ferramentas para ajudar os escritórios a alcançar seus objetivos. Elaboração de material informativo, formas de melhorar o network e o cuidado com o cliente são algumas das ações que podem ser desenvolvidas de forma sistematizada.


Resultado mensurável
De acordo com a consultora, escritórios de qualquer porte podem contratar um profissional de marketing. Porém, destaca, o principal problema é a falta de orçamento específico para o setor. "O profissional de marketing ideal deve ser proativo, mas às vezes, enfrenta dificuldades de colocar o plano estratégico em prática por problemas no orçamento. Os sócios vetam os projetos", afirma. "Assim como a administração legal dá retorno financeiro, o marketing também pode ser contabilizado", finaliza.


Mineiros na China
A presidente Dilma Rousseff e uma comitiva de empresários brasileiros embarcaram para a China com o intuito de aproximar as duas nações e tratar de questões econômicas bilaterais. O escritório Moura Tavares, Figueiredo, Moreira e Campos Advogados, por meio de seu sócio Angelo Valladares, acompanha de perto as tratativas governamentais e avalia as parcerias que as duas nações do Bric (Brasil, Rússia, Índia e China) pretendem ratificar nos próximos anos. A banca assessora a CIEC Gogeneration — gigante da siderurgia e mineração na China e que se instalou em Minas Gerais.


Recuperação e Falência
Dados da Equifax mostram que no mês de março foram registrados 17 pedidos e 20 deferimentos de pedidos de recuperação judicial no Brasil. Em relação ao mês de fevereiro, os dados indicam aumento de 54% no volume de pedidos e queda de 5% no número deferimentos. No início do mês, a OAB-SP empossou os novos integrantes da Comissão de Estudos de Recuperação Judicial e Falência, que vão acompanhar a evolução dos dado. O grupo é presidido pelo advogado tributarista Luiz Antonio Caldeira Mirertti.


Comenda Italiana
No dia 29 de abril, o advogado João Martinelli, presidente e fundador do Martinelli Advocacia Empresarial, receberá das mãos do Cônsul da Itália em Curitiba, Salvatore Di Venezia, a comenda Cavaliere della Ordine della Stella della Solidarietà Italiana. A homenagem é concedida pelo governo da Itália como forma de reconhecimento pelos préstimos realizados à comunidade italiana no Brasil. O evento acontecerá na Sociedade Harmonia Lyra, em Joinville.


Federação Interamericana
O sócio do escritório Almeida Advogados, André de Almeida tomará posse como presidente da Fundação Interamericana de Advogados no dia 2 de julho. A solenidade será no encerramento do congresso anual da entidade na Cidade de Veracruz, México.


Posse no TJ-RJ
Os advogados Patricia Ribeiro Serra Vieira, Luciano Saboia Rinaldi de Carvalho e Claudio Tavares de Oliveira Junior tomam posse como desembargadores do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. A solenidade será comandada pelo presidente do TJ, o desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, às 17h30, no dia 18 de abril, no Plenário, Rua Dom Manuel, s/nº — 10º andar, no Centro do Rio de Janeiro.


Caasp-Sony
A Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo acaba de fechar parceria com a Sony Brasil. Os advogados podem comprar produtos da marca Sony pela internet com descontos de até 13% e parcelados em até 10 vezes. As vantagens asseguradas pela parceria Caasp-Sony valem para uma ampla gama de produtos, entre os quais aparelhos de som, televisores, máquinas fotográficas, filmadoras e notebooks. O mecanismo de aquisição é pelo site da Caasp.


Gestão Legal 
Nos dias 14 e 15 de abril, Curitiba recebe a I Conferência Internacional em Gestão Legal. O objetivo do evento é apresentar o que existe de mais avançado nas práticas da gestão legal dos escritórios de advocacia. As temáticas passaram desde a gestão de pessoas, marketing jurídico, finanças, empreendedorismo, negócios jurídicos até tecnologias, redes sociais, etc. Na ocasião, serão apresentados cases para que os participantes possam aplicar em suas operações jurídicas diárias. Inscrições podem ser feitas pelo site do evento.


Academia Paulista
O advogado Eduardo Arruda Alvim, especialista em direito processual civil e sócio do escritório Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica, toma posse da cadeira de nº 20 da Academia Paulista de Direito, cujo patrono é o professor Joaquim Inácio Ramalho. A solenidade ocorrerá dia 5 de maio, às 19h, na Rua Cônego Eugenio Leite, 58, Jardim América, em São Paulo. Com mais de 20 anos de atuação, Eduardo Arruda Alvim é doutor e mestre em Direito pela PUC de São Paulo.


Processos trabalhistas
O escritório de advocacia Bessa Advogados e a Associação de Lojistas do Brás (Alobrás) promovem no dia 19 de abril a palestra Como diminuir o risco/número de ações trabalhistas, na sede da entidade (Rua Maria Joaquina, 309 – Cj. 22 – Brás – São Paulo). O evento é parte de série de palestras que abordam os diversos temas do Direito aplicado aos negócios de lojistas da região do Brás, e ocorrem todas as terceiras terças-feiras do mês. As inscrições podem ser feitas até 18 de abril pelo telefone (11) 2694-0823 ou pelo e-mail [email protected]


Grandes eventos
A ACE Seguradora vai fazer apresentações sobre seguros para gestão de fundos de investimentos, proteções para perdas decorrentes de crimes corporativos, resultados positivos e negativos gerados pela Copa do Mundo e Olimpíadas no Brasil, além de outros temas durante o Insurance Summit 2011. O evento vai ocorrer nos dias 13 e 14 abril, em São Paulo, no Hotel Paulista Plaza.


PELAS SOCIEDADES

► O escritório Leite, Tosto e Barros Advogados, focado nas novas demandas geradas por conta da Copa do Mundo e das Olimpíadas, contratou um novo coordenador para a área de infraestrutura no Rio de Janeiro: Antonio Carlos Bastos.

► Os sócios do escritório Felsberg, os advogados Carlos Miguel Aidar, Paulo Sigaud, Antônio Ivo Aidar e Alfredo Zucca Neto deixaram a banca. Eles vão abrir o Aidar SBZ Advogados.

► O escritório Felsberg Associados promoveu seis advogados de seus quadros a sócios do escritório. São eles: Lilian Toscani, Marcus Mateucci Gomes, Fabiana Bruno Solano Pereira, Anna Flávia de Azevedo Izelli, André de Melo Ribeiro e Silvia Yuri Shimamoto.

► O advogado Ricardo Tepedino irá deixar o escritório de advocacia Sergio Bermudes. Ele e outros oito colegas vão abrir um novo escritório, que leva o nome de Tepedino, Migliore e Rocha.

► O Grossi Paiva Advogados conta com o reforço do advogado Renato Campos Leite na Diretoria de Contencioso do escritório. Ele é graduado em Direito pela Universidade de Alfenas e pós-graduado em Direito Público pela Associação Nacional dos Magistrados Estaduais (Anamages).

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!