Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Participação na política

Ceará terá seções eleitorais para indígenas

TRE-CE instalará seções eleitorais em comunidades indígenas - TSEO Tribunal Regional Eleitoral do Ceará e a Fundação Nacional do Índio (Funai) assinam, na segunda-feira (11/4), um convênio para a instalação de seções eleitorais especiais em comunidades indígenas. Para que a parceria fosse firmada, o TRE cearense aprovou a Resolução 434/2011 na sessão da última terça (5/4). O convênio será assinado às 17 horas, na sala de sessões do tribunal.

Com o acordo, a Funai fornecerá informações sobre os povos indígenas do Ceará à Justiça Eleitoral, como número de índios, localização das comunidades e contatos das suas lideranças. Em parceria com o TRE, a fundação também vai indicar prédios públicos, preferencialmente escolas indígenas, para a realização dos trabalhos de alistamento, revisão, transferência e instalação das mesas receptoras de votos.

As seções eleitorais serão instaladas nas comunidades indígenas com, no mínimo, 20 eleitores aptos a votar. Um levantamento preliminar apontou que deverão ser instituídas 21 seções eleitorais em todo o estado, nos municípios Aquiraz, Aratuba, Canindé, Caucaia, Crateús, Itapipoca, Itarema, Monsenhor Tabosa, Novo Oriente, Pacatuba, Poranga, Quiterianópolis, São Benedito e Tamboril. De acordo com a Funai, existem no Ceará 89 comunidades indígenas, em 17 municípios, onde residem cerca de 22,5 mil pessoas, das quais 14 mil estariam aptas a votar.

A legislação
A partir do convênio, o TRE-CE pretende cumprir o artigo 231 da Constituição, que reconhece aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre terras que tradicionalmente ocupam.

O acordo também se baseia no Estatuto do Índio (Lei 6.001/1973), que determina que é dever do Estado a proteção das comunidades indígenas e a preservação de seus direitos, com a garantia aos seus povos do pleno exercício dos direitos civis e políticos.

A Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas, de 13 de setembro de 2007, também garantiu aos povos indígenas o direito a participar plenamente na vida política, econômica, social e cultural do Estado. Com informações da Assessoria de Imprensa do TRE-CE.

Revista Consultor Jurídico, 8 de abril de 2011, 18h28

Comentários de leitores

1 comentário

Fotografia

Roland Freisler (Advogado Autônomo)

O índio da foto não corresponde à realidade. Na tribo eles andam de shorts de nylon, tipo Adidas e sandálias tipo havaianas. Somente para fotos e irem à Brasília, para reclamar ou pedir algo, é que se "fantasiam" de índios. Já vi índios com esses adereços fabricados na China; da mesma procedência dos efeites carnavcalescos das escolas de samba do Rio.

Comentários encerrados em 16/04/2011.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.