NOTAS CURTAS

Zona Franca de Manaus apoia Começar de Novo

Autor

5 de abril de 2011, 18h31

Spacca
Marília Scriboni - Coluna - Spacca - Spacca

O programa de reinserção de presos no mercado de trabalho do Tribunal de Justiça do Amazonas ganha uma parceria de peso. A Superintendência da Zona Franca de Manaus, que hoje reúne em torno de 600 empresas, oferece capacitação profissional e ofertas de emprego para participantes do Começar de Novo, criado pelo Conselho Nacional de Justiça. Parte dessa mão-de-obra será destinada para os preparativos da Copa das Confederações de 2013 e da Copa do Mundo de 2014.

"Às vezes uma pessoa passa pela seleção de emprego, mas quando não apresenta a Certidão Negativa de antecedentes criminais, não é aceita", lembrou a juíza Telma Roessing, do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do TJ-AM.

Quase 370 apenados já participaram dos cursos profissionalizantes no estado.

Arbitragem esportiva
Em Salvador, os trabalhos do Começar de Novo já começaram. Trinta deles estão empenhados nas obras da Arena Fonte Nova, que sediará os jogos da Copa do Mundo na capital baiana. O primeiro passo é a capacitação na área da construção civil, nas funções de pedreiro, carpinteiro, montador de andaime e armador.

Na Bahia, existem, ao todo, 751 oportunidades de qualificação e capacitação em áreas como informática, marketing, matemática e, para não fugir à ocasião, até arbitragem esportiva.

Novo diretor
Oscar Vilhena Vieira, novo diretor da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas, ocupa o lugar deixado por Ary Oswaldo Mattos Filho, que ficou no cargo por dez anos. Vilhena Vieira é graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É mestre em Direito pela Universidade de Columbia, doutor em Ciência Política pela Universidade de São Pauloe pós-doutor pelo Centre for Brazilian Studies do St. Antonies College, da Oxford University.

Vaga de professor
A Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getúlio Vargas está procurando por dois professores. O processo seletivo deve escolher novos docentes nas áreas de Direito Processual Civil e de Direito Tributário. As inscrições se estendem até 8 de maio e são feitas, exclusivamente, pelo [email protected], com o título "Processo Seletivo para Professor". O edital pode ser acessado aqui.

Posse I
A nova diretoria da subseção de Nossa Senhora do Ó da Ordem dos Advogados do Brasil paulista toma posse nesta quinta-feira (7/4), às 19 horas, na Casa de Cultura Salvador Ligabue (Largo da Matriz Nossa Senhora do Ó, número 215).

Posse II
A Comissão de Estudos de recuperação Judicial e Falência da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo recebe seus novos membros nesta quarta-feira (6/4), às 19 horas, no Plenário dos Conselheiros da entidade (Praça da Sé, número 285, 2º andar). O grupo é presidido pelo tributarista Luiz Antonio Caldeira Mirertti.

Posse III
Catorze novos defensores públicos de São Paulo tomam posse na próxima segunda-feira (11/4). A cerimônia começa às 10h30.

Revista dos Tribunais online
Toda a legislação federal brasileira e os últimos 25 anos de doutrinas e jurisprudência publicadas na Revista dos Tribunais. É o que vão encontrar os internautas da versão online da publicação, que fica sob a responsabilidade da agência Thomson Reuters. "Empregamos toda a nossa experiência com meios informativos diversos para criar uma solução prática, ágil e que, de fato, facilite o dia a dia de todos aqueles que trabalham com o universo das leis", comenta Tom Glocer, CEO Mundial da entidade. O lançamento do formato digital acontece nesta quinta-feira (7/4), a partir das 19h30, no Espaço Vila Über (rua Quatá, número 1.071, São Paulo).

Identificação digital
O sistema biométrico chegou às zonas eleitorais paulistas de Valo Velho, Santo Amaro, Indianópolis, Capela do Socorro, Campo Limpo, Cidade Ademar, Grajaú, Piraporinha, Capão Redondo, Parelheiros, Jardim São Luiz e Pedreira. Os eleitores serão fotografados e terão as impressões digitais coletadas no próprio local.

Visão global
Os cidadãos que usam os serviços da unidade de Lucas do Rio Verde (MT) da Defensoria Pública passam a contar com o apoio de uma assistente social. A ideia é ampliar a atuação para o acompanhamento, a orientação e o aconselhamento dos casos que fogem do poder da Defensoria Pública mato-grossense, que fica na avenida Mato Grosso, número 1.912-s, bairro Palmeira das Missões. Dúvidas podem ser tiradas pelo (65) 3549-5456.

Desconto em livros
Caixa de Assistência ao Advogado do Rio Grande do Sul e Casa do Advogado dão desconto de 20% sobre o valor dos livros jurídicos comprados à vista. A livraria fica na rua Washington Luiz, número 1.110, Porto Alegre.

Tudo em família
A conferência "The New Normal: The Effect of the Global Financial Crisis on Private and Family-Owned Enterprises", da International Bar Association, acontece entre 10 e 12 de abril, em Chicago (EUA). Um dos palestrantes é Horacio Bernardes Neto, sócio do escritório Xavier, Bernardes, Bragança. Ele discute as particularidades atuais na compra e venda de empresas familiares.

Direito e Cinema
A Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e a Fundação Escola Superior do Ministério Público promovem, neste sábado (9/4), debate sobre o filme Cidade de Deus. O evento acontece no Palácio do Ministério Público (Praça Marechal Deodoro, número 110, Porto Alegre). Inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo (51) 3027-6565 ou pelo site da instituição de ensino.

Legislação especial
A Faculdade de Direito da Fundação Escola Superior do Ministério Público também realiza, às 19h30 desta sexta-feira (8/4), o debate "Política Nacional da Pessoa com Deficiência e a Legislação Brasileira". A palestra que abre o ano do programa Fronteiras Jurídicas da entidade será conduzida pelo secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o sociólogo Humberto Lippo Pinheiro.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!