Direito contemporâneo

Especialistas lançam livro sobre Responsabilidade Civil

Autor

5 de abril de 2011, 7h26

Será lançado nesta quarta-feira (6/4), às 17h30, no Superior Tribunal de Justiça, o livro Responsabilidade Civil Contemporânea: Homenagem a Sílvio de Salvo Venosa, pela editora Atlas. A obra é coordenada por coordenado pelos professores Otavio Luiz Rodrigues Jr, Gladston Mamede e Maria Vital da Rocha.

O livro será apresentado pelos ministros Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, e Humberto Martins, do Superior Tribunal de Justiça, que também são co-autores da obra. O evento contará com a presença do homenageado, Sílvio de Salvo Venosa, considerado hoje o maior autor brasileiro de Direito Civil, com mais de 100 mil livros vendidos na área. Haverá coquetel e sessão de autógrafos dos coordenadores e autores presentes.

No livro, a responsabilidade civil contemporânea é apresentada ao leitor de forma inovadora, por meio de contribuições de diferentes autores, com formações acadêmicas e profissionais específicas, mas seguindo uma estrutura didática que abrange os principais capítulos dessa importante disciplina do Direito Civil.

Em 808 páginas, a distribuição dos assuntos organizou-se como o sumário de uma obra didática de responsabilidade civil, ao exemplo de temas como introdução histórica, conceitos gerais de conduta, nexo causal e dano, risco e culpa, diferentes espécies de responsabilidade civil e análise detalhada dos artigos 927-954, do Código Civil de 2002.

Assuntos ligados ao Direito Constitucional, Administrativo, Ambiental e ao Direito Processual também foram abordados, o que empresta ao livro a necessária abrangência temática, tornando-o útil não apenas aos estudantes, mas também aos profissionais que necessitam de uma visão global da Responsabilidade Civil.

Ao mesmo que em que aspectos clássicos da disciplina foram analisados, problemas contemporâneos e as novas tendências da responsabilidade civil são enfrentados pelos autores, como a responsabilidade pressuposta, a responsabilidade sem culpa, as excludentes de responsabilidade, a responsabilidade por perda de uma chance e os novos contornos da teoria do nexo causal.

O Direito Comparado e a experiência das legislações estrangeiras também foram objeto de especial atenção, com a presença de autores da Alemanha, Portugal, França e Japão no rol de colaboradores.Gustavo Teppedino, Giselda Hironaka, Carlos Alberto Dabus Maluf, ministra Nancy Andrighi, Maria Sylvia Zanella di Pietro, Fernando Scaff, António Pinto Monteiro, Humberto Theodoro Júnior, Maristella Basso, Álvaro Villaça Azevedo, Misael Montenegro, Guilherme Calmon Nogueira da Gama, Everaldo Cambler, Paulo Khouri e Regina Beatriz Tavares da Silva são apenas alguns dos 60 autores que colaboraram com textos para compor o livro.

Serviço
Livro: Responsabilidade Civil Contemporânea: Homenagem a Sílvio de Salvo Venosa
Valor: R$ 145
Páginas:
808
Lançamento: Dia 6 de abril, às 17h30, no Espaço Cultural do Superior Tribunal de Justiça.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!