Dia de luto

Morre Jackson Lago, ex-governador do Maranhão

Autor

4 de abril de 2011, 21h26

Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr
Ex-Governador do Maranhão, Jackson Lago - Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr

O ex-governador do Maranhão, Jackson Lago (PDT), morreu às 18h30 desta segunda-feira (4/4) em São Paulo, por falência de múltiplos órgãos. Aos 76 anos, deixou mulher, três filhos e seis netos. Nascido em Pedreiras (MA), era médico de formação, como informa o portal G1. Lago estava internado desde o dia 30 de março para tratamento de miocardite (inflamação do músculo cardíaco), causada pela quimioterapia.

O corpo deve seguir para São Luís na manhã desta terça-feira (5/4) para ser velado na sede do PDT local. A governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), decretou luto oficial de três dias no estado. Em nota oficial, ela lamentou a morte de Lago. "Fomos adversários nas últimas eleições, mas nunca inimigos e por ele sempre tive um profundo respeito. O Maranhão perdeu uma figura expressiva do seu mundo político, que nos deixará um vazio."

A filha Ludmila Lago disse que o pai sofria de câncer de próstata desde 2004 e que em novembro passado começou a fazer sessões de quimioterapia, mas elas foram interrompidas em fevereiro porque ele estava muito debilitado. Em março, Lago retomou a quimioterapia, e nesta segunda-feira, entrou em coma.

Segundo o irmão Wagner Lago, "ele teve uma metástase [disseminação da doença] e vinha segurando isso. A coisa começou a complicar nos últimos dois, três meses, quando ele foi para o hospital".

Política
Lago sempre negou a acusação de abuso de poder político e econômico que lhe foi feita na eleição de 2006 e pelo que teve o mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral em março de 2009.

No lugar dele, assumiu Roseana Sarney (PMDB), segunda colocada em 2006. Mesmo após a posse de Roseana, Lago resistiu em deixar o governo e passou noites no palácio. Ao sair, se disse "violentado".

No ano passado, Lago tentou voltar ao governo estadual, mas foi derrotado na eleição. Roseana Sarney (PMDB) se reelegeu governadora, e ele ficou em terceiro lugar, depois de Flavio Dino (PCdoB).

Além de governador (2007-2009), Lago foi prefeito de São Luís por três mandatos (1989-1992; 1997-2000 e 2001-2002), e por conta da doença, estava licenciado da vice-presidência do PDT, partido do qual é um dos fundadores.

Leia abaixo a nota de falecimento do HCor:
"Nota de Falecimento
O ex-governador do Estado do Maranhão, Jackson Lago, 76 anos, internado no Hospital do Coração (HCor) desde o dia 30/03, para tratamento clínico de miocardite (inflamação do músculo cardíaco) pós quimioterapia, faleceu nessa segunda-feira (04/04) às 18h30, por falência de múltiplos órgãos.
Assessoria de Imprensa do HCor – Hospital do Coração"

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!