Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Déjà vu

Três municípios elegem seus prefeitos neste domingo

Os eleitores dos municípios de Itaperuçu (PR), José Boiteux (SC) e Tracuateua (PA) voltam às urnas neste domingo (3/4) para escolher seus novos prefeitos. As eleições suplementares foram marcadas pelos Tribunais Regionais Eleitorais dos estados após a cassação dos eleitos em 2008. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

Em Itaperuçu, José de Castro França (PMDB), e seu vice, Acir Pedroso de Moraes (PSL), perderam os cargos por terem sido condenados pelo crime de abuso de poder econômico e político nas eleições de 2008.

Em José Boiteux, quem sair vitorioso substituirá José Luiz Lopes (PSDB), e Adair Antônio Stollmeier (PP), respectivamente, prefeito e vice, eleitos em 2008 e cassados em 2009 por compra de votos e abuso de poder econômico durante o período eleitoral.

Em Tracuateua, Jonas Barros (PMDB), eleito em 2008, foi afastado do cargo de prefeito também por compra de votos e abuso de poder econômico.

Em todos os casos, os prefeitos cassados obtiveram mais de 50% dos votos válidos. A legislação eleitoral prevê novas eleições quando os candidatos eleitos com mais da metade dos votos válidos são afastados. 

Revista Consultor Jurídico, 3 de abril de 2011, 12h18

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 11/04/2011.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.