Uso da imprensa

Collor é acusado de abuso de poder econômico

Autor

28 de setembro de 2010, 19h24

O Ministério Público Eleitoral pediu a cassação da candidatura de Fernando Collor (PTB) ao governo do estado de Alagoas por abuso de poder econômico e uso indevido de meio de comunicação a seu favor. De acordo com reportagem publicada pelo jornal O Globo, foi instaurado um inquérito civil público para investigar a diferença entre os resultados das pesquisas do instituto Gape (Gazeta Pesquisa), vinculado às Organizações Arnon de Mello, da família de Collor, e outra do Ibope.

As pesquisas foram divulgadas no dia 24 de agosto. Enquanto a pesquisa Ibope apontou empate entre os candidatos Ronaldo Lessa (PDT), com 29%, Collor, com 28%, e Teotônio Vilela (PSDB), com 24%; o Gape mostrou Collor à frente dos outros, com 38% das intenções de voto. Lessa ficou com 23% das intenções de voto e Teotônio Vilela, 16%.

Segundo O Globo, o resultado da pesquisa Gape foi publicado no jornal Gazeta de Alagoas, também de propriedade da família Collor. O MPE de Alagoas abriu uma investigação e descobriu que houve fraude na escolha da amostra para beneficiar o petebista.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!