Consultor Jurídico

Lançamento do Anuário da Justiça do Rio de Janeiro acontece nesta terça

13 de setembro de 2010, 12h29

Por Redação ConJur

imprimir

ConJur
Anuário da Justiça Rio de Janeiro 2010 - ConJur

Será lançado nesta terça-feira (14/9) o Anuário da Justiça do Rio de Janeiro 2010 — o mais completo raio-x do Judiciário fluminense já feito até hoje. Produzida pela revista eletrônica Consultor Jurídico, a publicação, de 160 páginas, traz um perfil completo do Judiciário do Rio, incluindo dados biográficos dos 180 desembargadores que atuam nas 28 Câmaras de Julgamento do TJ-RJ — 20 cíveis e oito criminais — e as principais características de cada uma dessas câmaras. A publicação traz também informações detalhadas sobre as principais decisões judiciais tomadas no TJ-RJ no último ano. A solenidade de lançamento acontecerá no auditório da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), situado no Tribunal de Justiça, a partir das 18h30.

De acordo com Maurício Cardoso, editor executivo do Anuário da Justiça do Rio, o TJ fluminense se destaca pelo compromisso com a rapidez e a eficiência. “É o tribunal mais rápido do país. Um recurso leva apenas 80 dias para ser julgado. A eficiência da corte pode ser explicada por três fatores: visão empresarial na administração, autonomia financeira em relação ao Executivo e o emprego de soluções tecnológicas de ponta”, afirma.

Claudia Meirelles
Simulação vista de cima de como vai ficar a Lâmina central do TJ-RJ - Claudia Meirelles

Neste ano, o Tribunal de Justiça fluminense está sendo ampliado. A Lâmina IV, que vai abrigar as oito Câmaras Criminais, está prevista para ser inaugurada em outubro. O prédio está sendo construído ao lado dos outros dois que compõem o chamado Complexo Judiciário. A Lâmina V, que abriga o museu, tem inauguração prevista para o início de novembro e o novo plenário do TJ, que ficará na Lâmina Central, tem previsão de inauguração em dezembro.

O Anuário da Justiça do Rio de Janeiro é o primeiro de uma série de anuários regionais com foco no Judiciário dos principais estados brasileiros editados pela Consultor Jurídico este ano. O próximo lançamento será o de Minas Gerais. Em seguida virão os de São Paulo e Rio Grande do Sul. E no início de 2011, chega às bancas o Anuário da Justiça nacional, que trata do Supremo Tribunal Federal e dos Tribunais superiores de Justiça, do Trabalho, Eleitoral e Militar.

O Anuário da Justiça do Rio de Janeiro será vendido nas principais bancas do estado e na internet pelo site da Loja ConJur. O preço do exemplar é de R$ 40.

O que: Lançamento do Anuário da Justiça do Rio de Janeiro
Dia: terça-feira, 14 de setembro de 2010
Hora: a partir das 18h30
Local: Tribunal de Justiça, Auditório da Amaerj — Rua Erasmo Braga nº 115, 4º andar, Rio de Janeiro-RJ.

Clique aqui para reservar o seu exemplar do Anuário da Justiça do Rio