& CONSULTOR JURIDICO
WwWw.conjur.com.br

TV Globo é condenada a indenizar empresa de palmitos por
reportagem

A TV Globo deve pagar indenizagdo por danos morais para a empresa Richard Papile Laneza por
veicular noticia de interesse publico sem a verificagdo da veracidade dos fatos. A decisdo é da 32 Turma
do Superior Tribunal de Justica, que rejeitou recurso da emissora contra a determinacdo do Tribunal de
Justica de S&o Paulo.

A Globo esta obrigada a pagar 100 salarios minimos a empresa Richard Papile Laneza. Em 1° de agosto
de 1999, o programa Fantéstico exibiu em seu quadro Controle de Qualidade os resultados de analises
feitas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalizagéo e Qualidade Industrial (Inmetro) sobre as
condi¢des de consumo de pal mitos em conserva de diversas marcas.

Os palmitos Lapap, vendidos pela empresa, foram considerados impréprios para comercializacdo. A
reportagem afirmou que o produto estava com sua venda proibida, com base em informagdes de 6rgéos
oficiais, como a Agéncia Nacional de Vigilancia Sanitaria (Anvisa), o Inmetro e o Ministério da Salide.
Na época, o ministro da Salde afirmou que os produtos vindos da Bolivia estavam proibidos no
territério brasileiro, pois havia um risco de provocarem botulismo, uma intoxicacdo alimentar rara.
Segundo a Richard Papile Laneza, ainformagao causou Sérios prejuizos aimagem da empresa.

A emissora alegou que publicou informagdes com base em fontes oficiais. E que ha umadivergéncia
jurisprudencial quanto a exclusdo de responsabilidade dos meios de comunicacéo acerca de informacfes
transmitidas por fontes oficiais. No entanto, o relator do caso, ministro Sidnei Beneti, ndo conheceu do
recurso, acompanhando a Simula 283 do Supremo Tribunal Federal. A SUmula afirma que é
inadmissivel 0 Recurso Extraordindrio quando a decisdo recorrida assenta em mais de um fundamento
suficiente e o recurso ndo abrange todos eles.

A decisdo do TJ paulista estd fundamentada no artigo 27 da Lei 5.250/1967 (Lei de Imprensa) e no
artigo 5° da Constituicéo Federal. Na defesa, segundo a deciséo, os advogados da TV Globo ndo
mencionaram a Constituicéo Federal. Apontaram apenas o artigo 27 da L e de Imprensa e os artigos 186
e 927 do novo Caodigo Civil.

A TV Globo contesta. Segundo seu advogado, L uiz Camargo de Aranha Neto, foi feita mencéo direta
a Constituicdo Federal no recurso. Ele afirma ainda que a decisdo monocratica do ministro foi omissa, ja
gue ele "ndo fez qualquer mencao ao dissidio jurisprudencia”. O advogado explica que, na acéo, foi
juntada decisdo sobre caso idéntico que "excluia a responsabilidade do veiculo que se atem a fontes
oficias".

Além disso, Aranha Neto afirma que o Recurso Especial da emissora é de julho de 2008, antes, portanto,
darevogacdo da L e de Imprensa. Apesar disso, foi também alegada ofensa ao artigo 186 e 927 do
Cadigo Civil, umavez que somente quem causa dano a alguém é obrigado a reparar. Com informacgoes
da Coordenadoria de Editoria e Imprensa do STJ.

Page 1
2023 - www.conjur.com.br - Todos os direitos reservados. 09/09/2010



0 CONSULTOR JURIDICO
WwWw.conjur.com.br

[Noticia alterada em 10 de setembro de 2010, as 14h08, para acréscimo de informacdes.]
L1 5.250

Date Created
09/09/2010

Page 2
2023 - www.conjur.com.br - Todos os direitos reservados. 09/09/2010



