Um minuto

Dilma consegue tempo no programa de Weslian

Autor

27 de outubro de 2010, 14h44

Dilma Rousseff (PT) ganhou um minuto na propaganda da candidata ao governo do Distrito Federal Weslian Roriz. O Tribunal Superior Eleitoral concedeu o direito de resposta à presidenciável e à coligação “Para o Brasil Seguir Mudando”. Elas alegaram que a coligação “Esperança Renovada” e Roriz veicularam material “calunioso, difamatório, falso e ofensivo”.

Para a ministra Nancy Andrighi, as afirmações veiculadas pela propaganda de Roriz “ultrapassaram o discurso característico dos embates políticos, os limites da crítica política, a livre manifestação do pensamento crítico e o exercício da liberdade de expressão”. Por isso, considerou presentes as condições exigidas pelo caput do artigo 58, da Lei 9.504/97, para assegurar o direito de resposta.

As inserções foram levadas ao ar na televisão no dia 12 de outubro. O programa mostra um trecho em que o padre José Augusto pede aos fiéis que se mobilizem e não votem em Dilma no segundo turno. Para a candidata e sua coligação, a intenção da propaganda é, “dentre outras afirmações falsas e ofensivas, de cunho difamatório e calunioso, afirmar que o PT é a favor da interrupção de gestações indesejadas".

A representação deixa claro que a posição dos Partidos dos Trabalhadores sobre o tema é pela “defesa da saúde das mulheres que diariamente se submetem à prática do aborto clandestino”. Além disso, escreveram que “defender tratamento digno às mulheres não significa defender o aborto”.

A ministra Nancy Andrighi lembrou que “a natural competição do jogo político faz com que os candidatos busquem angariar a simpatia e a confiança dos eleitores. Todavia, cada contendor deve lançar mão apenas dos recursos permissíveis pela legislação de regência, de modo a não causar ofensas aos adversários”. Com informações da Assessoria de Comunicação do TSE.

RP 347.424

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!