Novos ares

Quatro desembargadores tomam posse no TJ gaúcho

Autor

22 de outubro de 2010, 11h35

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul terá quatro novos desembargadores, a partir de segunda-feira (25/10). Laís Ethel Corrêa Pias, José Conrado Kurtz de Souza, Eduardo João Lima Costa e Helena Marta Suárez Maciel tomarão posse em cerimônia feita no Plenário Pedro Soares Muñoz, às 14h.

A solenidade será presidida pelo desembargador Leo Lima, presidente da corte. O discurso de saudação aos mais novos julgadores do TJ gaúcho será feito pelo desembargador Roberto Sbravati. Em nome dos empossados, falará Laís Pias.

O perfil
Laís Ethel Corrêa Pias formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade de Cruz Alta (Unicruz) em 1982. Anteriormente, em 1973, graduou-se em Letras, Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Ela ingressou na magistratura em junho de 1988, com jurisdição em São Luiz Gonzaga, Campo Novo, Ijuí, Santa Maria e Porto Alegre e também foi professora de Direito Processual Penal na Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais da Universidade de Ijuí (Unijuí) de março de 1993 a junho de 1995.

Natural de Porto Alegre, José Conrado Kurtz de Souza formou-se na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) em 1984. Atuou primeiro na advocacia. Em 1988, ele ingressou na magistratura, exencendo a judicatura em Santa Maria, Panambi, Santo Ângelo, Novo Hamburgo, Rio Grande e Porto Alegre. Souza foi juiz-corregedor nas administrações dos desembargadores Clarindo Favretto, Aristides Pedroso de Albuquerque Neto (1º administração) e no início da administração do desembargador Danúbio Edon Franco. Até a promoção a desembargador, atou na 7ª Câmara Cível, em regime de substituição.

Eduardo João Lima Costa é formado em Ciências Jurídicas e Sociais na PUC-RS, em 1981, e exerceu a advocacia por cinco anos. Foi nomeado juiz em setembro de 1986, exercendo jurisdição em Ibirubá, Constantina e Ijuí e Porto Alegre. Costa também foi juiz-corregedor e juiz eleitoral da 114ª Zona Eleitoral da Capital.

A nova desembargadora Helena Marta Suárez Maciel, natural de Santana do Livramento (RS), graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUC-RS em 1983 e ingressou na magistratura cinco anos depois, como substituta em Taquara, sendo classificada a seguir em Butiá, Bento Gonçalves, Canoas e Porto Alegre. Helena também atuou na 19ª Vara Cível de 2008 até a sua promoção ao TJ-RS e foi juíza eleitoral no biênio 2006/2008 e juíza-coordenadora das Zonas Eleitorais de Porto Alegre. Com informações da Assessoria de Imprensa do TJ gaúcho.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!