Consultor Jurídico

Coligação de Serra deve ter acesso a dados de pesquisa do Vox Populi

22 de outubro de 2010, 17h30

Por Redação ConJur

imprimir

Os dados de uma pesquisa eleitoral do Instituto Vox Populi poderão ser conferidos pelo presidenciável José Serra (PSDB) e a coligação “O Brasil Pode Mais”. O ministro Henrique Neves, do Tribunal Superior Eleitoral, acatou o pedido da coligação. Os resultados da pesquisa foram divulgados na última terça-feira (19/10).

O acesso aos dados das pesquisas eleitorais é garantido pela Lei das Eleições, a Lei 9.504/97, e também no artigo 13 da Resolução 23.190, do TSE. O dispositivo estabelece que “mediante requerimento ao Tribunal Superior Eleitoral competente, os partidos políticos poderão ter acesso ao sistema interno de controle, verificação e fiscalização da coleta de dados das entidades e das empresas que divulgaram pesquisas de opinião relativas aos candidatos e às eleições, incluídos os referentes à identificação dos entrevistadores e, por meio de escolha livre e aleatória de planilhas individuais, mapas ou equivalentes, confrontar e conferir os dados publicados, preservada a identidade dos entrevistados”.

Além do acesso aos dados, o interessado também poderá ter acesso ao relatório entregue ao solicitante da pesquisa. Assim, a conferência das informações divulgadas fica mais fácil. Com informações da Assessoria de Comunicação do TSE.