Perda no Judiciário

Morre primeiro diretor da Justiça Federal em SP

Autor

21 de outubro de 2010, 12h59

A Justiça Federal em São Paulo comunicou a morte do juiz federal aposentado Luis Rondon Teixeira de Magalhães, aos 94 anos de idade. Ele morreu nesta quarta-feira (20/10) e se destacou ao ser o primeiro diretor do Foro da Seção Judiciária de São Paulo (1968 até 1969). Luis Rondon Teixeira de Magalhães foi sepultado no Cemitério da Consolação.

Ele teve participação ativa na instalação do primeiro Fórum Federal no estado de São Paulo, em 29 de junho de 1968. Foi o responsável por conseguir o prédio na Praça da República 299, que funciona até hoje abrigando parte da área administrativa.

Em depoimento para o Centro de Memória em maio de 2005, Rondon ressaltou a importância do Fórum Federal para a região. “Era uma necessidade. Somente em São Paulo havia quase 100 mil processos envolvendo o Governo Federal nas duas varas da Fazenda Nacional, era absolutamente impossível julgá-los. Com a instalação do Fórum Pedro Lessa (na praça da República) todos esses processos vieram para cá”.

Rondon nasceu em Jaú, interior de São Paulo, no dia 17/2/16. Foi subdelegado de Polícia, promotor público, advogado e chefe de gabinete de ministros da República até chegar na magistratura federal. Foi juiz federal na primeira vara instalada em São Paulo, primeiro juiz federal no Tribunal Regional Eleitoral e ministro convocado do Tribunal Federal de Recursos. Com informações da Assessoria de Imprensa da Justiça Federal em São Paulo.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!