Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Ambiente digno

João Pessoa ganha novo fórum regional nesta sexta

Durante as comemorações dos 119 anos do Tribunal de Justiça da Paraíba, o presidente Luiz Silvio Ramalho Júnior entregou o Fórum Regional da Capital “Desembargador José Flóscolo da Nóbrega”, em Mangabeira. A cerimônia aconteceu nesta sexta-feira (15/10). “Estou satisfeito por entregar esta obra para os jurisdicionados de João Pessoa, principalmente para o bairro de Mangabeira e adjacências”, disse o desembargador.

A Coordenadoria de Engenharia e Arquitetura do tribunal informou que o novo fórum terá uma área útil de 7.900 m², distribuídos em seis varas, dois Juizados Especiais e salas para a Defensoria Pública e para o Ministério Público estadual.

O desembargador declarou ainda que os jurisdicionados poderão contar com o respeito a acesso á Justiça. “Com essa construção e a criação de novas varas, a população será bem melhor atendida. Além disso, os juízes e servidores terão um ambiente de trabalho digno e confortável, além de moderno.”

Já para o juiz de direito e diretor do Fórum, Manoel Gonçalves de Abrantes, o novo prédio representa um grande avanço para a população. Segundo ele, este foi o primeiro Fórum do Estado em que os juízes foram ouvidos e acatados nas suas reivindicações e sugestões, sendo partícipes e não meros espectadores desta construção histórica”.

O Fórum de Mangabeira é composto por três varas mistas. Quando o projeto de Lei de Organização e Divisão Judiciárias (Loje) for aprovado, o número deverá aumentar para oito - duas cíveis, duas criminais, duas de família e dois juizados especiais, além de uma unidade do Telejudiciário. São atendidos ali cerca de 231 mil jurisdicionados vindos de 19 bairros de João Pessoa, como Mangabeira, Valentina de Figueiredo, Ernesto Geisel, José Américo e Conjunto dos Bancários.

O Sistema Integrado de Comarcas Informatizadas (Siscom) do TJ-PB revela que tramitam nas três varas mistas 13.106 processos. Ainda segundo os números fornecidos, no mês de setembro, foram sentenciados 225 processos nas três unidades, realizadas 189 audiências, 1.104 despachos e 149 feitos foram arquivados.

Compareceram à solenidade o corregedor-geral da Justiça, desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos, o procurador-geral da Justiça, Oswaldo Trigueiro do Vale, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Genésio Gomes Pereira, o conselheiro Felipe Locke Cavalcanti, do Conselho Nacional de Justiça, o defensor público do Estado, Élson Pessoa de Carvalhp, o secretário-geral do TJ, Robson Cananéa, o presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB), juiz Antônio Silveira Neto, além de secretários, coordenadores, servidores do TJ-PB e autoridades locais. Com informações da Assessoria de Comunicação do TJ-PB.

Revista Consultor Jurídico, 16 de outubro de 2010, 17h20

Comentários de leitores

1 comentário

Prédios suntuosos e servidores ignorados!

Anwalt (Advogado Autônomo - Criminal)

Enquanto os holofotes convergem para as inaugurações dos suntuosos prédios da justiça paraibana, o tribunal faz ouvidos moucos aos pleitos dos Oficiais de Justiça que se encontram em greve a mais de 04 (quatro) meses!!
Quer saber mais???
Acesse: www.sojep.org

Comentários encerrados em 24/10/2010.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.