Aborto e religião

Dilma contesta programa eleitoral de Weslian Roriz

Autor

13 de outubro de 2010, 14h40

A candidata à Presidência da República Dilma Rousseff (PT) entrou com pedido de direito de resposta contra programas eleitorais da candidata ao governo do Distrito Federal Weslian Roriz (PSC), no Tribunal Superior Eleitoral. A petista alega que o programa reproduziu trechos de um vídeo exibido na TV Canção Nova em que o padre José Augusto pede aos fiéis que não votem em Dilma, pois o PT é a favor da interrupção de gestações indesejadas.

Dilma e sua coligação “Para o Brasil Seguir Mudando” afirmaram que a opinião do padre não tem contextualização e que foi exibida no horário eleitoral para “dentre outras afirmações falsas ofensivas, de cunho difamatório e calunioso, afirmar que o PT é a favor da interrupção de gestações indesejadas”.

Na representação, a candidata destacou que a posição do PT sobre este assunto é absolutamente outra: “a defesa da saúde das mulheres que diariamente se submetem à prática do aborto clandestino”. O mesmo pensamento que, segundo a coligação, foi exposta pelo então ministro da Saúde José Serra (PSDB), que também disputa a Presidência, que editou norma técnica específica para os casos de interrupção de aborto nos casos de violência sexual. De acordo com a coligação, defender o tratamento digno às mulheres não é defender o aborto.

Os programas de Weslian Roriz questionados foram veiculados na televisão na noite de 11 de outubro e na tarde desta terça-feira (12/10). No rádio, a transmissão foi na manhã e na tarde do dia 12. Os dois processos serão analisados pela ministra Nancy Andrighi, relatora do caso. Com informações da Assessoria de Imprensa do TSE.

RP 34.6732
RP 34.6817

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!