Guerra eleitoral

TSE nega pedido para proibir propaganda de Serra

Autor

11 de outubro de 2010, 18h20

Propaganda eleitoral baseada em fato político não viabiliza direito de resposta. Por conta desse entendimento, a coligação “Para o Brasil Seguir Mudando”, da candidata à Presidência da República Dilma Rousseff (PT), teve negado pelo Tribunal Superior Eleitoral o pedido de liminar para que não fosse reapresentado o programa do também candidato José Serra (PSDB) na televisão, na modalidade bloco noturno, veiculado no último dia 9 de outubro.

Segundo a aliança de Dilma, os últimos 40 segundos da propaganda foram produzidos e exibidos “com o claro propósito de difamar” a candidata, pois a vincularia com as “acusações que pesam sobre a ex-ministra Erenice [Guerra]”.

No programa, uma atriz atuou como uma “fofoqueira” e idagou Dilma sobre a sua amizade com a ex-ministra Erenice, “seu braço direito”, que “ficou no seu lugar na Casa Civil” e que “de repente, esse rolo todo, Polícia Federal, inquérito, processo, coisa triste, não é mesmo?”.

Após analisar a mídia, a ministra Nancy Andrighi, relatora do caso, concluiu que a propaganda questionada configura notícias que circulam em todos os periódicos nacionais. A ministra ressaltou que, embora de teor contundente, a propaganda não viabiliza a concessão de direito de resposta, de acordo com a jurisprudência do TSE. Com informações da Assessoria de Imprensa do TSE.

RP 344.304

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!