Resíduo tóxico

Responsável por vazamento na Hungria é preso

Autor

11 de outubro de 2010, 12h01

A Hungria prendeu o responsável pelo vazamento tóxico que atingiu o rio Marcal. O diretor-geral da indústria de alumínio MAL, Zoltán Bakonyi, foi preso nesta segunda-feira (11/10). A empresa é proprietária do dique que originou a contaminação. As informações são do portal R7.

De acordo com o primeiro-ministro do país, Viktor Orbán, a MAL está sob controle direito do Estado. Ele disse que será criado um cargo de Comissário de Defesa para Catástrofes, destinado à supervisão, à direção e à condução dos bens da fábrica. “A empresa que causou a catástrofe do "barro vermelho" deverá ser dirigida pelo Estado. Não podemos seguir vivendo com perigos secretos”, declarou.

Ele disse, ainda, que os responsáveis serão punidos e os prejudicados serão indenizados pela empresa. “Os responsáveis pelo incidente, que causou ao menos sete mortes, além de ter deixado mais de cem feridos, serão castigados mediante um processo severo e justo”.

Desde a segunda-feira passada (4/10), quando o resíduo de processamento de alumínio vazou, as atividades da empresa estão suspensas. No entanto, as atividades serão retomadas.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!