Radiografia Jurídica

Imprensa mineira dá destaque ao Anuário da Justiça

Autor

6 de outubro de 2010, 17h53

Capa Anuário da Justiça Minas Gerais 2010

O lançamento do Anuário da Justiça de Minas Gerais 2010, nesta segunda-feira (4/10) em Belo Horizonte, foi destaque na imprensa mineira esta semana. Os jornais O Estado de Minas, Hoje em Dia e Tribuna de Minas publicaram notas e notícia sobre a publicação, que traça um perfil do Judiciário mineiro. A rádio CBN de Belo Horizonte e os sites do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, da OAB-MG, da Defensoria Pública mineira e da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis) também deram destaque ao Anuário.

O jornal Hoje em Dia chamou ateção para o perfil dos desembargadores do TJ de Minas Gerais. Além disso, lembrou que os Tribunais de São Paulo e do Rio de Janeiro são os únicos de segunda instância que possuem pesquisa semelhante, sem contar o Supremo Tribunal Federal e os Tribunais Superiores, que há cinco anos são retratados pela equipe da Consultor Jurídico. Segundo o colunista Márcio Fagundes, o Anuário valoriza o Poder Judiciário, além de mostrar o esforço dos seus integrantes para agilizar a tramitação dos processos.

Ronaldo Almeida
Presidente Amagis no Lançamento do Anuário Minas Gerais - 04/10/2010 - Ronaldo AlmeidaA notícia publicada pelo site da Amagis dá destaque para o que disse o presidente da instituição, juiz Bruno Terra (foto). "A publicação cumpre uma dupla função. Além de perpetuar historicamente uma determinada formação do tribunal e suas tendências jurisprudenciais, também serve de instrumento de trabalho para advogados", disse. Além disso, o juiz destacou que o Anuário serve como uma forma de diálogo entre o Judiciário e a imprensa. "Esse é um instrumento de conhecimento que a imprensa terá da Justiça, permitindo coberturas futuras mais adequadas ao conteúdo da atividade judiciária", afirmou. 

A solenidade, que aconteceu na sede da Amagis, com o patrocínio do escritório Décio Freire Advogados, contou com apresentação da Orquestra Sinfônica de Ouro Preto — regida pelo maestro Rodrigo Toffolo — que encantou os presentes com repertório do argentino Astor Piazzolla, com direito a bandonéon. A apresentação foi oferecida pela ArcelorMittal.

A edição do jornal O Tempo desta quarta-feira (6/10) parabeniza a iniciativa de apresentar o Tribunal de Justiça para a sociedade. De acordo com o jornal, o Anuário traz dados importantíssimos do Judiciário mineiro, aproximando-o de forma louvável da sociedade. "Depois de muito valorizado pelo Supremo Tribunal Federal, que há cinco anos tem seu Anuário, o TJ-MG torna-se dos poucos tribunais regionais que adotam essa iniciativa, o que foi motivo de elogios pelo presidente da OAB, Luiz Cláudio Chaves, no evento que reuniu todos os segmentos jurídicos."

No jornal O Estado de Minas também foi destacada a importância da publicação, possibilitando à sociedade uma radiografia ampla do trabalho feito nos diversos órgãos e instituições que o compõem. O Anuário da Justiça de Minas 2010, elaborado pela revista eletrônica Consultor Jurídico traz, entre outras informações, decisões de destaque proferidas pelo Tribunal de Justiça de Minas e o perfil completo dos 125 desembargadores que atuam nas 25 câmaras do tribunal.

É a primeira vez que a Consultor Jurídico traça o retrato do Judiciário mineiro. A Justiça carioca teve o anuário publicado há um mês. São Paulo e Rio Grande do Sul receberão em breve edições semelhantes. O lançamento do Anuário mineiro também notícia no jornal Tribuna de Minas.

Os interessados podem encontrar as publicações em livrarias e no site da ConJur.

[Foto: Ronaldo Almeida]

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!