Processo eletrônico

TREs trocam 128 urnas no Rio e 28 no Maranhão

Autor

3 de outubro de 2010, 14h43

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro informou que 128 urnas eletrônicas apresentaram problemas e precisaram ser substituídas no estado. No estado do Maranhão, 28 urnas tiveram de ser trocadas. As informações são da Agência Brasil.

Do total de urnas substituídas no Rio, 43 estavam na capital e 45 em outros municípios do estado. O TRE-RJ informou que todas as máquinas foram trocadas também por urnas eletrônicas.

Nas primeiras quatro horas de votação, foram registradas 16 ocorrências por prática de crime eleitoral e cinco pessoas foram presas em flagrante, sendo três em Queimados, na Baixada Fluminense, suspeitas de praticarem boca de urna, e outras duas em Campo Grande, na zona oeste. Mais cedo, o TRE havia informado que cerca de 100 pessoas foram detidas acusadas de fazer boca de urna, reter título e aliciar eleitor em diversos bairros da zona oeste.

Houve queda de energia em dois locais de votação: Belford Roxo, na Baixada Fluminense, e em Olaria, na zona norte do Rio, mas o problema foi resolvido em seguida.

Maranhão
As 28 urnas trocadas no Maranhão apresentaram problemas há pouco mais de três horas do início da votação, segundo a Agência Brasil. O TRE-MA informou que 2.475 urnas de contingência foram colocadas à disposição em todo o estado para eventuais trocas. As urnas eletrônicas foram trocadas em São Luís, Cururupu, Timbiras, Buriticupu, Alcântara, Vargem Grande, Dom Pedro, Turiaçu e Codó.

No Centro de Ensino Governador Edison Lobão, maior local de votação em São Luís, os eleitores reclamaram das filas nas zonas eleitorais. Segundo o presidente do TRE-MA, Raimundo Freire Cutrim, a previsão para o término da totalização dos votos no Maranhão é a meia-noite. Entretanto, 90% das urnas devam estar totalizadas antes das 20h30.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!