Mudança cultural

"Ficha Limpa revolucionou costumes na política"

Autor

3 de outubro de 2010, 14h20

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Ricardo Lewandowski, afirmou que na Lei da Ficha Limpa causou “uma revolução nos costumes da política brasileira”. Em entrevista à Agência Brasil, ele destacou que a nova lei já permitiu que os eleitores vejam a necessidade de verificar o passado de seus candidatos e que, por isso, ela envolve uma mudança cultural.

As declarações foram dadas depois que o ministro visitou a seção eleitoral instalada no Colégio Ciman, na quadra 2 do bairro Octogonal, no Plano Piloto de Brasília. Lewandowski destacou ainda que, a seu ver, o Supremo Tribunal Federal, mesmo empatando por cinco a cinco na avaliação da lei, quanto à aplicabilidade nas eleições deste ano, “reconheceu a sua constitucionalidade”. Ele previu que, para as eleições de 2012, quando serão eleitos novos vereadores e prefeitos, a lei não deverá ser questionada.

Ao deixar o local, ele foi abordado pela eleitora brasiliense Aurora Almeida que o felicitou pelas suas posições em relação à rejeição de candidatos que têm processos na Justiça. O ministro agradeceu e comentou que o controle da Justiça Eleitoral "é um ótimo incentivo para as pessoas saberem como exercer o dever e o direito de escolher seus candidatos".

Candidaturas pendentes
Em entrevista coletiva no TRE-DF, Lewandowski afirmou que os casos pendentes de registro de candidatura devem ser resolvidos até o segundo turno das eleições (31 de outubro) ou, no máximo, até a diplomação dos eleitos. Os votos recebidos por esses candidatos serão contabilizados separadamente.

Lewandowski informou que a votação já terminou em muitos países. Segundo ele, houve problemas apenas em Paris, onde a greve no setor de transportes atrasou a distribuição das urnas aos locais de votação. O ministro concedeu a coletiva após assistir a uma simulação sobre segurança da urnas eletrônicas, conhecida como votação paralela. Antes, o presidente do TSE votou em trânsito no Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb).

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!