Crime eleitoral

Alagoanos poderão fazer denúncias neste domingo

Autor

2 de outubro de 2010, 16h27

A Comissão de Combate à Corrupção Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Alagoas fará plantão em Maceió, capital do estado, durante todo este fim de semana (2 e 3/10). De acordo com a Agência Brasil, o órgão está recebendo denúncias sobre crimes eleitorais por telefone e por e-mail sobre compra de votos e uso eleitoral da máquina pública.

O vice-presidente da comissão, Geraldo Galvão, informou à Agência Brasil que os relatos são encaminhados para apuração dos órgãos competentes, como o Ministério Público Eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral e a Polícia Federal. Há também ligações de eleitores que pedem orientação sobre a regularidade ou não de práticas adotadas em sua comunidade por políticos em campanha.

A comissão espera a maior quantidade de denúncias neste domingo, dia da eleição, a exemplo do que ocorreu nas eleições municipais de 2008. Na oportunidade, quase 50% das 500 denúncias recebidas foram feitas no dia da votação. A comissão ainda não divulga o número de denúncias recebidas esse ano.

Conscientização
Segundo a Agência Brasil, no período pré-eleitoral, a comissão fez palestras de conscientização sobre a importância do voto em escolas e associações comunitárias. Galvão contou que o maior desafio nesses encontros é vencer o descrédito dos eleitores em relação aos políticos e ao processo eleitoral. “Há uma descrença dos eleitores em relação à classe política, achando que o voto não tem importância e não vai mudar muita coisa. Uma pequena parcela de pessoas se interessa inicialmente por discutir a questão”.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!