Violência no Rio

Assassino do jornalista Tim Lopes é preso

Autor

28 de novembro de 2010, 16h44

Um dos assassinos do jornalista Tim Lopes, da TV Globo, foi preso neste domingo (28/11). As forças de segurança que atuam no Complexo do Alemão encontraram Elizeu Pereira, conhecido como Zeu, em uma região conhecida como Coqueiro. As informações são do portal Uol.

Zeu era membro da quadrilha de Elias Maluco, um dos chefes do Comando Vermelho e ajudou a cometer o crime, em 2002. Depois de ter sido encontrado em casa, acabou se entregando. Ele cumpriu cinco dos 23 anos de sua pena.

De acordo com as investigações, foi Zeu quem comprou a gasolina que queimou o repórter. Disfarçado, o jornalista entrou na favela para buscar informações sobre exploração sexual de menores em bailes funk patrocinados pelo tráfico. O Disque Denúncia do Rio de Janeiro chegou a oferecer R$ 10 mil por sua captura.

A operação no Complexo do Alemão resultou em diversas detenções. Os detidos estavam sem documentos e alguns não sabiam dizer onde moravam. Em meio à ação, moradoras da região criticaram alguns membros das forças de segurança. O mesmo aconteceu no sábado (27/11).

É o que conta Flávia Gomes, de 27 anos. Segundo a moça, o marido e a irmã foram detidos pela polícia. Eles moram na estrada de Itararé, caminho para o complexo. "Só quero que liberem ela. Pegou traficante? Leva preso. Mas eles são inocentes", afirmou. "Minha irmã não é nem mulher ainda e está em um ônibus cheio de homem." Maiara Gomes tem 14 anos. Geraldo Dantas, marido de Flávia, tem 27. A moradora diz que sua irmã, Jaqueline, foi hostilizada quando levava documentos de parentes detidos. "Tem policiais que tratam direito, mas tem uns que faltam com respeito."

Vanessa Gomes também reclama do tratamento dado pelos policiais. "Estão dando na cara até de mulheres. Eles acham que a gente mora na favela porque gosta. A gente mora aqui porque não temos dinheiro", afirmou.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!