Consultor Jurídico

Casos de candidatos que realizam teste de alfabetização são inúmeros

28 de novembro de 2010, 7h00

Por Lizete Andreis Sebben

imprimir

Em períodos eleitorais, embora não mais se tenha o fenômeno como novo, sempre surgem nomes que, após legítimo processo de escolha dos representantes do povo, surpreendem pelo excelente resultado que obtêm nas urnas e/ou pelas condições que mostram para apresentar o eleitorado.

No pleito passado, o comerciante Francisco Everardo Oliveira Silva, conhecido como Tiririca, com seu slogan de campanha “Vote no Tiririca, pior do que está não fica”, foi o campeão nacional de votos. Com mais de um 1,3 milhão de votos foi eleito deputado federal pelo estado de São Paulo.

O Ministério Público Eleitoral paulista apresentou denúncia, aceita, para apuração de eventual crime eleitoral, embasado em suspeita de falsidade da declaração – de que sabia ler e escrever, apresentada pelo candidato no pedido de registro da candidatura. No processo em trâmite no Tribunal Regional Eleitoral da capital paulista, foi determinada ao candidato a realização de um teste de aferição, objetivando a prova do domínio da leitura e da escrita.

Embora esse tema venha sendo amplamente divulgado na mídia, cumpre salientar que a matéria não surpreende, porque na Justiça Eleitoral brasileira há inúmeros casos em que é exigida do candidato a realização de teste para demonstrar a situação de alfabetizado, sempre que se fizer necessário essa comprovação ante a ausência de documento oficial formal acostado no pedido de registro do candidato. A alfabetização é requisito constitucional para a elegibilidade (artigo 14, § 4º, da Constituição) e o desempenho da atividade pública.

Considerando a amplitude de interpretação e a elasticidade da análise do conceito de alfabetizado – aquele que sabe ler e escrever – a doutrina e a jurisprudência pátria somente consideram como analfabeto aquele candidato que demonstra incapacidade absoluta para a leitura e a escrita. A realização dessas tarefas sob forma rudimentar, embora incoerente com a suprema exigência de conhecimentos e títulos para o exercício de outras funções e atividades, não induz ao analfabetismo.

Evidentemente que a casuística, com a realização de prova de aferição, é que identificará ter o candidato cumprido com a exigência constitucional, sendo que o resultado da tarefa determinada pelo Juiz Eleitoral definirá o cumprimento da exação constitucional.

Assim, a exemplo do que está ocorrendo, somente após o pleito, com o candidato Tiririca, inúmeros outros proponentes a cargos eletivos, na última eleição e nas anteriores, também se submeteram a realização de prova para aferir a existência do requisito constitucional: alfabetização.

A par da exigência de ser alfabetizado, o candidato é sujeito, inclusive, a comprovação prática, igualmente prevista na lei maior, do direito que tem à elegibilidade. E, por evidente, também nesse tópico, cumpre aos eleitores, com o exercício do voto, fazer a escolha consciente do candidato que, efetivamente, tem condições de bem exercer a representatividade.