Narrativa e criação

Spacca vai dar curso de roteiro de história em quadrinhos

Autor

23 de novembro de 2010, 14h29

O ilustrador Spacca, cartunista da revista Consultor Jurídico e autor de livros em HQ (História em Quadrinhos), dará o Curso de Roteiro de HQ na Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo, de 10 a 18 de janeiro. As incrições estão abertas e devem ser feitas no site da Faculdade.

De acordo com Spacca, o curso de 2011 terá algumas novidades em relação ao que foi dado em janeiro deste ano. Além de o tema ser específico, as aulas serão mais práticas, com exercícios em classe.

Na primeira aula, o ilustrador vai abordar, de maneira geral, a narrativa visual dos quadrinhos. Segundo ele, isso é essencial para o roteirista de HQ prever como será o contato com o leitor. Já o processo de criação de roteiro foi dividido em quatro aulas práticas: criação de ideias, estrutura de roteiro, criação de cenas e diálogos, decupagem e diagramação na página. As duas últimas aulas vão tratar das HQs com tema histórico e realidade – jornalismo e biografia, por exemplo – e adaptação de literatura para HQ.

Para Spacca, a realização do curso é uma forma de comemorar duas premiações que recebeu: o Troféu HQMix 2010 na categoria Melhor Adaptação Literária e o Edital para Roteiro de Animação do CCJ Ruth Cardoso, com tema "Mário de Andrade" (o roteiro premiado será analisado nas aulas).

Perfil
João Spacca de Oliveira foi chargista no jornal Folha de S.Paulo e também trabalhou com publicidade e animação. Escreveu e ilustrou as graphic-novels Santô e os Pais da Aviação, vencedor do Troféu HQMIX 2006 nas categorias Desenhista Nacional, Edição Especial Nacional e Roteirista Nacional; Debret em Viagem Histórica e Quadrinhesca ao Brasil e D. João Carioca – A corte portuguesa chega ao Brasil (em parceria com Lília M. Schwarcz), Troféu HQMIX 2008 na categoria Melhor Desenhista Nacional; e Jubiabá de Jorge Amado, publicados pela editora Companhia das Letras, Troféu HQMIX 2010 de Melhor Adaptação de Literatura.

Serviço:
As aulas serão oferecidas no Centro de Eventos Cásper Líbero, localizado na Avenida Paulista, 900 (entre as estações da linha verde do Metrô Trianon-Masp e Brigadeiro), das 19h às 22h. O curso custa R$ 350. Pode ser parcelado em duas vezes e serão oferecidas 25 vagas. Outras informações sobre o curso podem ser obtidas no site da Cásper Líbero ou nos telefones (11) 3170-5910 e (11) 3170-5911.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!