Recusa no atendimento

Recepcionista punida perde direito a danos morais

Autor

22 de novembro de 2010, 14h50

Uma recepcionista da Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente (SP) teve seu pedido de indenização por danos morais negado. Depois de se recusar a atender um paciente que tinha convênio médico, o fato foi publicado no jornal local. Ela foi punida pela instituição hospitalar. Como a notícia não mencionou o nome dela, a 7ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho entendeu que a punição era de direito da Santa Casa.

Responsável por encaminhar os pacientes à consulta médica, ela tinha limite para o atendimento dos integrantes do convênio do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe). Se o número ultrapassasse o determinado pela Santa Casa, a recepcionista deveria encaminhar o paciente ao médico plantonista para determinar se o estado dele era de urgência ou não.

No entanto, a recepcionista não seguiu o protocolo e encaminhou uma paciente a outro hospital sem ter consultado o médico. Em consequência, recebeu uma pena de advertência e teve que prestar depoimento na Delegacia de Polícia.

“É patente que o ocorrido afetou a estabilidade emocional da recepcionista, causando-lhe constrangimento, não obstante seu nome não tenha sido divulgado na imprensa local, porém, foi obrigada a comparecer ao Distrito Policial e esses acontecimentos repercutiram em seu ambiente de trabalho”, declarou o TRT de Campinas.

No recurso apresentado ao TST, o ministro Pedro Paulo Manus, relator da turma, destacou que a trabalhadora não obedeceu às regras da Santa Casa, pois não consultou “o médico responsável sobre a possibilidade de atendimento de paciente, mesmo quando a cota do convênio estiver esgotada, conforme depoimento de testemunha transcrito no acórdão regional”. O TST reformou sentença anterior dada pelo Tribunal Regional da 15ª Região (Campinas-SP). Com informações da Assessoria de Comunicação do TST.

RR – 92340-91.2005.5.15.0115

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!