Mudança na lei

Promotor de Justiça assume chefia do MP de Sergipe

Autor

19 de novembro de 2010, 16h20

Pela primeira vez na história do Ministério Público de Sergipe, um promotor de Justiça assume a chefia da instituição. Orlando Rochadel Moreira toma posse nesta sexta-feira (19/11) no cargo de procurador-geral de Justiça do estado. Até abril deste ano, apenas procuradores de Justiça podiam concorrer à PGJ em Sergipe.

A posse de Orlando é possível graças à mudança da Lei Orgânica do Ministério Público do estado. Modificada por meio de um projeto de lei enviado à Assembleia Legislativa pela Procuradoria Geral de Justiça, a nova legislação estabelece apenas dois requisitos à candidatura: idade mínima e experiência de trabalho.

"Fizemos questão de colocar na lei que só seriam candidatos aqueles que contassem com 10 anos de carreira e 35 de idade, o que significa tempo suficiente para que o promotor, que é uma pessoa preparada, adquira o conhecimento necessário sobre os meandros do Ministério Público e possa competir em condições de igualdade com os Procuradores de Justiça", explicou a atual procuradora-geral de Justiça de Sergipe, Maria Cristina Mendonça, quando a lei foi sancionada.

Orlando foi o primeiro colocado na lista tríplice, formada em eleição no último dia 25 de outubro, e nomeado pelo governador do estado, Marcelo Deda. A solenidade acontece em Aracaju, no auditório do Ministério Público estadual (Praça Fausto Cardoso, Edifício Walter Franco, 3º andar), a partir das 17h. Com informações da Assessoria de Comunicação do CONAMP.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!