Consultor Jurídico

Anuário da Justiça São Paulo 2010 radiografa maior tribunal do país

18 de novembro de 2010, 14h52

Por Robson Pereira

imprimir

ConJur
Capa Anuário da Justiça São Paulo 2010 - ConJur

Mais de três mil juízes, cerca de 300 mil advogados inscritos na OAB e uma montanha de 19,4 milhões de processos na primeira e segunda instâncias. Esses são alguns números que integram o Anuário da Justiça São Paulo 2010, o mais completo levantamento realizado sobre o Judiciário paulista, com lançamento marcado para o dia 30 de novembro, mas já disponível na internet pelo sistema de pré-venda. Produzido pela Conjur Editorial, a publicação abre as portas do maior tribunal do país por onde entram uma em cada três novas ações que formam o acervo judicial brasileiro.

A cerimônia de lançamento do Anuário da Justiça São Paulo 2010, promovida pela Consultor Jurídico e pela Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), acontece no dia 30 de novembro, a partir das 19h, no Auditório do Edifício MMDC, antigo Teatro Hilton. A partir da primeira semana de dezembro, a publicação estará à venda nas principais bancas e livrarias, e no site da revista eletrônica Consultor Jurídico.

Visto por dentro, o cenário é o de uma batalha, com 360 desembargadores e 85 juízes de segundo grau responsáveis por 536.630 decisões terminativas no período de um ano. Embora expressiva, a produtividade dos julgadores paulistas tem se revelado insuficiente para reduzir o estoque de recursos à espera de julgamento. O Judiciário que mais julga é também o que recebe a maior demanda a ponto de concentrar quase a metade (44%) do total de processos em tramitação na Justiça dos estados.

“O ritmo acelerado de produtividade de desembargadores e juízes não tem impedido que a porta de entrada de processos no Judiciário paulista continue mais larga do que a de saída”, afirma o jornalista Maurício Cardoso, diretor executivo do Anuário e da revista eletrônica Consultor Jurídico. “Apesar das mais de cinco milhões de sentenças de primeiro grau e de cerca de 900 mil decisões, o estoque continua evoluindo.”

O Anuário da Justiça São Paulo 2010 mostra e analisa os bastidores dessa guerra de forma clara e concebida para servir de referência diária para todos aqueles que atuam na área do Direito e da Justiça. A publicação traz ainda o perfil de cada desembargador e juiz de segundo grau, bem como a composição de todas as Câmaras de Direito Público, Privado e Criminal. Destaque especial foi reservado para as principais decisões tomadas nos últimos 12 meses, selecionadas entre aquelas com maior grau de influência na doutrina, na jurisprudência e na vida de milhões de pessoas. A leitura atenta desses julgamentos permite que cidadãos e profissionais do Direito conheçam a tendência de voto de cada julgador ou do órgão colegiado, como um todo.

Clique aqui para reservar o seu exemplar.