Sem pressa

Escolha do novo ministro do STF não sai nesta semana

Autor

17 de novembro de 2010, 15h51

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, nesta quarta-feira (17/11), após a 2ª Conferência Nacional de Economia Solidária, no Palácio do Planalto, não ter “pressa” para escolher o novo ministro do Supremo Tribunal Federal, que ocupará a vaga deixada com a aposentadoria de Eros Grau. Questionado se faria a indicação do nome nesta semana, Lula disse: “Não. Não tem pressa. Eu, de forma muito prudente, não quis escolher alguém no meio do processo eleitoral”. A notícia é do portal G1.

O presidente afirmou que ainda precisa discutir o assunto com a presidente eleita, Dilma Rousseff, que, segundo ele, tem outras prioridades no momento. “Tenho que conversar com a Dilma. Tem que dar um tempo porque ela está agora preocupada na montagem do governo. É a prioridade dela.”

Lula afirmou que há pelo menos dez nomes cogitados para ocupar a 11º vaga do STF. “Se eu tivesse um nome definido, eu já teria anunciado. Eu devo ter pelo menos uma dezena de nomes que já me foram apresentados os currículos. Quando eu decidir, vocês saberão.” Segundo o presidente, o escolhido será o que ele considerar “melhor para a Justiça brasileira e para o país”.

Ele disse, ainda, que vai conversar com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), sobre o prazo para a sabatina do ministro indicado. A escolha do presidente precisa ser aprovada pela casa legislativa. “Estou sabendo que o Congresso vai funcionar até o dia 17 de dezembro. Vou conversar com o presidente Sarney e saber qual a possibilidade de mandar e ser votado também”, afirmou.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!