Vaga do MP

Itabira de Brito é o novo desembargador do TJ-PE

Autor

11 de novembro de 2010, 10h09

O procurador de Justiça, Itabira de Brito Filho, ocupará a vaga de desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco destinada ao quinto constitucional do Ministério Público. A escolha foi feita pelo governador em exercício João Lyra (PDT) na noite desta terça-feira (9/11).

Itabira vai ocupar o lugar da desembargadora Helena Caúla Reis, que se aposentou no mês de outubro. Ela foi a primeira procuradora de Justiça no estado e a primeira mulher a assumir o cargo de desembargadora do TJ-PE na vaga reservada ao quinto.

A escolha
O nome do procurador estava na lista tríplice de procuradores de Justiça encaminhada pelo TJ-PE ao governo do estado. Além de Itabira de Brito, também estavam concorrendo ao cargo as procuradoras Maria Helena Nunes Lyra e Zulene Norberto.

A eleição dos três nomes foi o primeiro item da pauta do Tribunal Pleno na sessão desta terça-feira. Em menos de 30 minutos, os 34 desembargadores presentes votaram e a apuração foi feita pelos desembargadores Fernando Ferreira e Jones Figueirêdo.

Em seguida, o presidente do TJ-PE, desembargador José Fernandes de Lemos, comunicou o resultado. “Integram a lista tríplice os procuradores Maria Helena Nunes Lyra com 30 votos, Itabira de Brito Filho com 25 votos e Zulene Norberto com 24 votos”, anunciou o desembargador. Os procuradores Dayse Andrade, Antônio Carlos de Oliveira, Fernando Ribeiro Pessoa tiveram 13, 6 e 4 votos, respectivamente. Os seis candidatos estavam na lista sêxtupla, encaminhada pelo Conselho do Ministério Público de Pernambuco. Com informações da Assessoria de Imprensa do TJ-PE.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!