Pegadas do delegado

Livro avalia erros de operação contra Dantas

Autor

11 de novembro de 2010, 17h02

Divulgação
O Escândalo Daniel Dantas - Duas Investigações - Divulgação

Visão crítica de investigação mais alardeada dos últimos anos na imprensa, o trabalho meticuloso de apuração do jornalista Raimundo Rodrigues Pereira, publicado no livro O Escândalo Daniel Dantas – Duas Investigações, chega ao público nesta sexta-feira (11/11).

O lançamento da obra acontece em São Paulo, na FNAC Pinheiros, às 19h30. Depois, ocorre em Brasília, no dia 23 de novembro, a partir das 20h, na Livraria Cultura do Shopping Casa Park (SGCV – Sul, S/N lote 22 loja 4-A – Zona Industrial – Guara). No dia 26, é a vez do Rio de Janeiro, que recebe o autor na Livraria Argumento (Rua Barata Ribeiro, 502 – Loja A – Copacabana), a partir das 20h.

Repórter experiente, Raimundo Pereira revela, por meio de documentos e depoimentos, as falhas grosseiras que levaram o delegado Protógenes Queiroz, comandante da Operação Satiagraha, da Polícia Federal, a responder uma ação penal por fraude processual e quebra de sigilo funcional. Atribuindo ao banqueiro Daniel Dantas o papel de inimigo número um do Estado, o delegado protagonizou uma perseguição que usou arapongas da Agência Brasileira de Inteligência e um efetivo cinematográfico para prender, entre outros, Dantas, o investidor Naji Nahas e o ex-prefeito de São Paulo, Celso Pitta.

A operação, que custou milhões aos cofres públicos, contou com a onipresença de câmeras de televisão em todas as prisões. A proximidade suspeita do delegado com a imprensa levou a Justiça Federal paulista a condenar o delegado por vazamento de informações sigilosas. Protógenes ainda foi condenado por adulterar um vídeo em que supostos emissários de Dantas conversam com outro delegado federal. De acordo com o relatório de Protógenes, eles acertavam o preço para que os nomes do banqueiro e de familiares fossem tirados do inquérito. No entanto, segundo a sentença, Protógenes editou o vídeo e retirou partes em que funcionários da TV Globo, que se encarregaram de fazer as gravações da ação controlada da PF, aparecem refletidos em um espelho durante a gravação.

O autor do livro tem passagens pelas revistas Veja, Isto É, Senhor, Realidade e Ciência Ilustrada, além de Jornal da Tarde, Opinião e Movimento. Atualmente é supervisor editorial da revista Retrato do Brasil.

Serviço:

O Escândalo Daniel Dantas – Duas Investigações
Editora Manifesto
Lançamento: Quinta-feira (11/11), às 19h30
Local: Fnac Pinheiros (Praça dos Omaguás, 34, São Paulo – SP)

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!