Consultor Jurídico

Notícias

Teste de alfabetização

Tiririca lê e escreve frases em audiência no TRE-SP

Comentários de leitores

20 comentários

Tiririca

Sargento Brasil (Policial Militar)

Não sou a favor que deputados sejam analfabetos, é claro, mas, transformá-lo em réu por falsidade ideológica, quando não se exige sequer que os candidatos sejam honestos, é muito. Acham que não? Pois, o que estão fazendo com a Lei Ficha Limpa que foi aprovada para que fossem impugnadas as candidaturas dos chamados fichas sujas, por que não se chega à uma conclusão? Não sabem o que fazer com ela, mesmo quando se trata de candidatos já condenados.

ELEGER É CONTRATAR

Ana Só (Outros)

A questão é que quando votamos, estamos contratando alguém para ajudar a administrar o país.
Se o Tiririca está preparado para isso, então todas as agências de colocação e recolocação de pessoal não tem razão de existir, pois se exige tantas habilidades de um jardineiro, de um torneiro mecânico, se faz tantos testes e se exige escolaridade para cargos simples em empresas, e para administrar o país basta ser semi analfabeto para ser deputado, senador e presidente.
Se 1.353.820 de pessoas contratam alguém para administrar suas vidas, estamos roubados. Este é um país que vai pra frente, sim, da maneira mais estouvada possível, sendo roubado pelo caminho e andando alegremente rumo a um abismo sem cerca ou aviso de PÁRE. Não é à toa que muitos esperem que Deus seja brasileiro.

ELEGER É CONTRATAR

Ana Só (Outros)

A questão é que quando votamos, estamos contratando alguém para ajudar a administrar o país.
Se o Tiririca está preparado para isso, então todas as agências de colocação e recolocação de pessoal não tem razão de existir, pois se exige tantas habilidades de um jardineiro, de um torneiro mecânico, se faz tantos testes e se exige escolaridade para cargos simples em empresas, e para administrar o país basta ser semi analfabeto para ser deputado, senador e presidente.
Se 1.353.820 de pessoas contratam alguém para administrar suas vidas, estamos roubados. Este é um país que vai pra frente, sim, da maneira mais estouvada possível, sendo roubado pelo caminho e andando alegremente rumo a um abismo sem cerca ou aviso de PÁRE. Não é à toa que muitos esperem que Deus seja brasileiro.

Absurdo

JCláudio (Funcionário público)

É vergonhoso considerar que o fato de um analfabeto ser eleito é respeitar o voto de quem o elegeu. Ora, é por estes e outros motivos que este país, é eleito o pais da impunidade e da cretinice. Um analfabeto resolve burlar a lei em proveito de terceiros, e é considerado por muitos a coisa mais normal. Tudo leva a crer que o responsável pelo julgamento do caso, é a favor do quanto pior, melhor. É a lógica básica de muitos que as leis foram feitas para serem violentadas a qualquer pretexto. Ainda por cima, existe um banditismo declarado em proteger a candidatura de um enganador e infrator.

Que nos espera...?

Luiz Carlos Siqueira Campos (Professor)

Nada mais difícil do que analisar a história contemporânea, antes de terem-se os fatos distanciado suficientemente para poder-se avalia-los em seu contexto global. Melhor então coteja-los com acontecimentos do passado, como etapas de processos já concluídos. E já julgados, segundo o critério dado por nosso Redentor para discernirmos os bons dos falsos profetas: Pelos frutos – pelos resultados finais - os conhecereis.
Diante do episódio em pauta, como não pensar na Roma decadente, com um Calígula nomeando senador seu cavalo Incitatus, com um Nero incendiando Roma para ter um cenário à altura de suas pretensões a poeta?... Não somos também governados por um “estadista” iletrado?...Não confiamos – graças a Deus, eu não! – a uma terrorista a
a custódia da Nação?...Como não temer que sejamos, como Roma o foi, devastados pelas tempestades em que se transformarão os ventos aqui semeados, não apenas pela insânia das “elites”, mas também pela irresponsável indiferença de nosso povo?

PESSOAS SEM GRAÇA...

Raul Haidar (Advogado Autônomo)

O problema não é o sr. Everardo, vulgo Tiririca, que é um humorista muito engraçado. O problema é que os votos que ele recebeu elegerão pessoas sem graça nenhuma...

RUI BARBOSA

José Cláudio Pavão Santana (Procurador do Estado)

Rui faz o melhor comentário sobre o assnto:
"Escrever incorretamente não é ser analfabeto."
Rui Barbosa

Quem é o bobo?

Marcos Alves Pintar (Advogado Autônomo - Previdenciária)

Sinceramente, será que há mesmo algum desavisado que acredita que o Tiririca é um palhaço analfabeto. Tiririca, na verdade, é um grande gênio, eleito deputado com mais de 1,3 milhões de votos, enquanto alguns gastam fortunas para ter 20 mil votos. Fosse o Tiririca um lesado mental, incapaz de saber ler e escrever, estaria lá afundado em algum rincão do Nordeste, recebendo meio salário mínimo para trabalhar sob o sol forte de escuro a escuro. Senhores, convenhamos.

E lula!?

Tadu (Auditor Fiscal)

Este estardalhaço todo só porque Tiririca é uma pessoa humilde e não é corrupto nem corruptor. Por que este destemido, corajoso, patriótico e impetuoso promotor não entrou anteriormente, e há muito tempo, com pedido de impeachment (pedido ou denuncia para impeachment) contra esta aberração de prisidenti? Inclusive durante a campanha e período eleitorais este descarado infringiu a legislação eleitoral, tripudiou sobre a Justiça, ridicularizou decisões judiciais que o puniam, se cumpriu alguma decisão proferida pela Justiça Eleitoral não se sabe e não apareceu nenhum procurador corajoso, como este de Tiririca, para denunciá-lo. É muito fácil mostrar coragem batendo nos mais fracos. Deveria ser proibido o analfabeto votar e ser votado. Para Tiririca foi exigido um teste; para EXERCER A PRESIDÊNCIA DA REPUBLICA,nada, absolutamente nada foi exigido e um analfabeto assumiu a direção do país, fez sua sucessora e ninguém tomou uma providência, nem os impolutos. Esta é a verdade. É vergonhoso este arremedo de democracia que existe neste ultrajado país, que favorece só os corruptos e usurpadores das nossas riquezas econômicas e morais. O populismo impera, o descaramento vigora, o engano e a dissimulação são uso e costume das “artoridade” brasileiras, a falta de consciência e respeito ao ser humano nas falsas promessas e medidas políticas e sociais sem efeito prático são alardeadas por estas pseudo-autoridades, anopluros do nosso ultrajado país. May God bless our country and punishes those who outrage it.
Assistam Cops no canal 56 da Sky, TRU-TV, e vejam como funciona realmente uma democracia verdadeira, sem demagogias.

MELHOR QUE LULA

amigo de Voltaire (Advogado Autônomo - Civil)

Disse e tinha certeza que o Tiririca ia superar o mestre Lula . O Palhaço tratou de preparar-se um pouco e maquiar seu analfabetismo. Nosso molusco chefe permanece o mesmo anarfa funcional de sempre. Nem umas aulinhas de português dignou-se a ter. Cada poLvo tem o molusco que merece. A Alemanha tinha Paul o polvo que tudo sabia, nós temos a Lula que nunca sabe de nada.
Brasil, um país de Tiririca!

Sapateiro a seu sapato!

João pirão (Outro)

Para fazer palhaçadas não tem ninguém melhor do que um palhaço! Diga-se de passo: com muitos anos no ramo...
Não posso ser cúmplice de tamanho preconceito com esse cidadão pelo simples fato de não concordar com sua a profissão.
As regras do jogo são claras, e não foi Tiririca quem as fez. Talvez se fosse um empresário salafrário, embora semi-analfabeta, não teria repercutido tanto assim (claro, a vestimenta não ia ser tam vistosa, e se confundiria com o resto).
Já sabemos de jornalista que assassinava para se promover e assim chegar a ser eleito. Estou por acreditar que esses são mais aceitos.
Talvez nossos parlamentares e constituintes não tiveram suficiente pulso para exigir nível superior, ou foram exagerados nas liberdades democráticas.
Agora que sirva isso de incentivo aos SUPERIORES para fazer melhor as coisas, melhor do que um analfabeta, e não só buscar privilégios.

Tiririca persequido pela promotor eleitoroal palhaçada

Gilberto Serodio Silva (Bacharel - Civil)

Inventaram a caixa preta da urna eletrônica, investiram centena de milhões de Reais, tudo para poderem aproveitar e manipular o voto dos analfabetos funcionais, os que sabem desenhar o nome, que segundo estatísticas do próprio TSE são 60% do eleitorado.
Se o anlafabeto funcional pode votar pode ser votado, questão de proporcionalidade e razoabilidade, somos todos iguais perante a lei, ainda que agulns mais, tipo o banqueiro bandido Daniel Dantas, que está patrocinando essa persquição para ver o delegado Protógenes Queiroz perder o mandado ee impedir que ele conte toda a verdade ssobre suas patifarias a falcatruas como Mala Preta de FHC, o Tucano mor poulista agora empalhado, secula seculorum. O resto conversa fiada. Esse promotorzinho sim é que é um palhaço. Quiz Prodest Scelus is Fecit, no caso Daniel Valente Mendes, digo, Dantas.

Democracia e falsidade

Dr.João Lopes (Advogado Autônomo - Criminal)

País democrático, por mais que se reclame, o Congresso Nacional é composto pelos diversos segmentos da sociedade, inclusive os palhaços e outros circenses. O povo elegeu-o; mas antes havia eleito o "cacareco" - rinoceronte do Zoo de são Paulo; Frank aguiar, Clodovil, Timóteo, e outros tantos. Cada um deles representante de uma paarte da sociedade. O Prsidente Lula nada tem a ver com isso ! Tiririca provou que é alfabetizado. "punto i basta". 2) Resta saber se o conteúdo é falso; paree que não é. Data Venia.

tiririca

Ivar Garotti (Professor Universitário)

Com tantos políticos corruptos, que não são apenas alfabetizados, mas que também tem capacidade comprovada de interpretação, o que nos falta no Congresso Nacional, que poucos eleitores sabem, é que o nossos representantes, a quem damos uma procuração, cuide de nossos inTeresses e não nos deles ou dos respectivos partidos. E se pergunta: De quem é a culpa de Tiririca não ser alfabetizado? É dele ou do Governo, que jamais cuidou da educação do povo. Se o analfabeto pode votar para escolher seu representante por que esse representante não pode ser analfabeto? Se for o caso, quem não sabe falar inglês, poderia participar de um seminário ou dar uma entrevista na Inglaterra? Tiririca obteve relativo sucesso na sua profissão de cômico, o que o impede de cuidar mais dos interesses dos seus eleitores, principalmente na área da educação, do que de seus pares? Basta que tenha um assessor de confiança que seja alfabetizado, o resto fica por conta das nossas deficientes leis eleitorais que nossos políticos não mudam, pois como está são eles e beneficiados e não o povo. E quanto mais analfabetos temos, melhor pra eles.

2222

futurae visionis (Advogado Autônomo - Civil)

Quero dar parabéns ao marqueteiro que idealizou a candidatura. O numero e a exploração do sentimento do brasileiro aos politicos (debochando) foram perfeitos na campanha. Os 1.350.000 "seguidores" se acharam espertos em votar para debochar dos politicos, mas não foram nada mais que massa de manobra para elege-lo e mais alguns.
Reclama, mas não sabe votar.
Quanto a preconceito, melhor avaliar a capacidade das pessoas para o exercicio de determinadas funções.
Pois como advogado, que fico de frente para a tela do computador e uso o teclado, vou a partir de agora atuar como técnico de informatica, certamente vou danificar o software e hardware. A pior descriminação é a de dentro para fora.

PALHAÇADA, DE PALHAÇO PARA PALHAÇOS

Fernando José Gonçalves (Advogado Sócio de Escritório)

Sr. Gilberto: Se falsidade houve essa se deve ao próprio candidato que apresentou declaração falsa ao TRE quando da sua candidatura, atestando a sua alfabetização. Tanto isso é verdade que o referido deputado recusou-se, agora, a fornecer material gráfico para a comparação do escrito atual com a missiva anterior (que não foi por ele redigida) endereçada ao Tribunal. Desculpe mas, em sã consciência,e como brasileiro que paga impostos, não há como defender um cidadão analfabeto e espertalhão que quer resolver os seus problemas financeiros e da familia, às custas dos nossos tributos. O povo brasileiro, exetuados os 1.350.000 de votantes nesse palhaço não é palhaço !

Preconceito

Gilberto Strapazon - Escritor. Analista de Sistemas. (Consultor)

Gostaria de saber se os preconceituosos que claramente se acham donos da verdade serão processados por calúnia, visto ser comprovada a falsidade da acusação.
Discordar das opiniões é uma coisa.
Preconceito, racismo e escancarada discriminação social é outra bem diferente.

TIRIRICAÇÃO DO BRASIL

Fernando José Gonçalves (Advogado Sócio de Escritório)

Com um Presidente analfabeto funcional, que se acha Deus (diante de mais de 80% de aprovação popular) percentual nunca atingido em país nenhum do mundo em qualquer época (nem pelos alienados de Hitler nem pelos fãs de J.F.G.Kenedy -o mais popular presidente norte americano-) e um deputado federal analfabeto de pai e mãe,que é o mais votado no Brasil, com 1.350.000 de seguidores, acho que estamos inaugurando a era do apedeutismo político,fenômeno que será conhecido como a TIRIRICAÇÃO GLOBAL BRASILEIRA, cujo lema é o seguinte: QUANTO MAIS MEDÍOCRE,MELHOR! Caminhamos de marcha a ré contra o bom senso, contra tudo e contra todos, prestigiando a boçalidade e brindando a ignorância congênita. Num país deste, fica difícil incentivar a cultura, enaltecer o conhecimento e criar escolas. Como explicar a nossos filhos que o caminho não é esse (ou seria !!!) diante de tamanha excrescência ? O Brasil é singular até nisso, infelizmente.

Mais dois absurdos.

Luiz Eduardo Osse (Outros)

Acrescento ao absurdo acima, o despreparo do povo brasileiro para votar. Há soluções para isso! Votar como opção e não mais como obrigação ... se obrigatório, censitário ... etc ...

Mais um absurdo

Ricardo Cubas (Advogado Autônomo - Administrativa)

Deputado federal, indivíduo apto, em tese, a votar leis... o mínimo, o mínimo mesmo, seria exigir nível médio.
.
Alguém poderia dizer como alguém, semi-analfabeto, seguramente analfabeto funcional, poderia estar apto a votar leis?
.
Isso é mais uma triste página na história brasileira.

Comentar

Comentários encerrados em 19/11/2010.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.